Significado de Motivação


O que é Motivação




Motivação é uma palavra que vem do latim moveres, que significa mover.

Segundo o dicionário, motivação pode assumir vários significados:

-o ato de motivar;

-uma exposição de motivos;

-(na psicologia) uma energia que coloca em movimento o ser humano, que determina um padrão de comportamento;

-(na sociologia) o princípio de uma ação voluntária e consciente.


O uso mais comum de motivação está dentro da psicologia. Refere-se tanto aos impulsos que fazem com que as pessoas busquem a satisfação de suas necessidades como ao desejo que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos futuros. O estudo da motivação é a busca das razões por que os seres humanos (ou animais) se comportam da forma como se comportam. A motivação é o que determina a direção a seguir rumo a um objetivo. O estudo da motivação se refere aos motivos emocionais, biológicos e sociais dos comportamentos.


Motivação intrínseca e extrínseca


A motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente em que vive.

A motivação intrínseca é aquela que surge a partir de uma necessidade interna, um motivo pessoal.

A motivação extrínseca aparece em função do desejo de reforço ou da fuga de uma punição (condicionamento).

Os dois tipos de motivação podem aparecer ao mesmo tempo.


Teorias da motivação

As primeiras teorias desenvolvidas para o entendimento da motivação consideraram que os comportamentos humanos seriam gerados por forças interiores que, por sua vez, gerariam respostas instintivas ou tensões internas que precisariam ser descarregadas.

Estão entre as teorias de motivação:

-a teoria psicanalítica de Freud;

-o modelo de condicionamento do behaviorista Skinner;

-a teoria de campo de Kurt Lewin, psicólogo da gestalt;

-a teoria de Henry Murray;

-a teoria de Abraham Maslow, psicólogo humanista.


Motivação no trabalho


Um trabalho só pode ser bem desempenhado se aquele que o executa tem motivação para fazê-lo. Para o ser humano, a motivação e a satisfação são necessidades muito importantes dentro de qualquer emprego.

O caminho para a auto-motivação é buscar a importância que aquele trabalho pode ter para a empresa ou para a sociedade.


Motivação empresarial


Para o sistema de produção capitalista, a função de qualquer empresa é uma só: maximização de lucros com minimização de custos. Porém, isso tem criado gerações de funcionários desmotivados, que veem o trabalho apenas como uma forma de acumular mais riquezas para o dono da empresa, sem que seja útil ou importante. Nesse cenário, cai muito a produtividade de qualquer trabalhador.


Motivação nas organizações


Há algumas medidas que foram implantadas por empresas eleitas como as melhores para se trabalhar que são capazes de motivar os funcionários.

Uma dessas estratégias de motivação é colocar funcionários de vários níveis hierárquicos trabalhando num mesmo ambiente, sem a separação costumeira. Integrar membros da diretoria com os funcionários da empresa os faz ter a sensação de que têm importância para a cadeia como um todo, não sendo apenas uma peça da engrenagem. É motivador perceber que todos são iguais, independente do cargo que ocupam ou do salário que recebem; todos ali são fundamentais para o funcionamento adequado da empresa.

Outra estratégia de motivação que vem trazendo resultados é motivar os funcionários a conquistar o próprio sucesso. Isso valoriza cada funcionário e o impele a trabalhar com mais vigor, não apenas para o crescimento da empresa, mas para o próprio crescimento.


Motivação profissional


Parecido com o conceito de motivação empresarial, a motivação profissional é mais voltada para o indivíduo. Não faz referência à relação empresa-empregado e, sim, busca motivar as pessoas para que deem o melhor de si na busca do próprio crescimento profissional, seja na empresa onde trabalham ou na busca por um novo e mais satisfatório emprego.


Motivação e liderança


Tornar-se chefe pode ser uma questão de esforço no trabalho, experiência, reconhecimento, mas ser chefe é diferente de ser líder.

Há pessoas que parecem já ter uma aptidão nata para a liderança, mas para quem não tem, existem formas de desenvolvê-la.

A verdadeira liderança empresarial procurada hoje não é aquela que se baseia na hierarquia e no respeito à pessoa apenas por seu cargo mais alto; hoje, um bom líder compreende que todos são iguais e que as pessoas aprendem através da imitação de comportamentos bem-sucedidos. Por isso, o líder moderno é aquele que dá bons exemplos, a começar pela igualdade entre todos da equipe.

O verdadeiro líder é aquele que gera admiração, motivação e influencia as pessoas. A relação entre motivação e liderança só ocorre quando a liderança surge através do respeito e da admiração do profissional líder.


Motivação de equipas


A motivação de equipas é uma estratégia muito eficiente de integração das pessoas com vistas à melhoria do ambiente de trabalho.

A motivação de equipas passa pelos seguintes estágios:

-oportunidades de desenvolvimento: o funcionário sente que poderá desenvolver-se e que seu trabalho poderá contribuir ainda mais com sua equipa, sua empresa e com a sociedade;

-feedbacks: é sempre bastante importante avaliar o trabalho de cada membro da equipa de forma respeitosa, destacando os pontos bons e oferecendo dicas de aperfeiçoamento nas questões que ainda precisam ser trabalhadas.

-reconhecimento: bons trabalhos devem ser elogiados. Assim, outros funcionários podem se inspirar nos exemplos de sucesso para crescer ainda mais.

-desafios: a empresa deve fazer o funcionário crescer através da superação de desafios, sempre em equipe, valorizando o trabalho de cada um e o trabalho do conjunto.

Há também outros fatores que contribuem muito para a motivação das equipas:

-relacionamento estreito entre as pessoas;

-fazer com que cada pessoa se sinta importante dentro do grupo, incluída em todas as fases dos projetos;

-destacar a importância do trabalho de cada um perante todos.

O significado de Motivação está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Motivação | Siglas NCM