Significado de Nação


O que é Nação



Nação é um substantivo feminino com origem no Latim natio, que significa “raça, nascimento, origem”, de nasci, que quer dizer “nascer”.

O que é Nação:

O significado de Nação aborda um conjunto de indivíduos, isto é, uma reunião de pessoas, que geralmente compartilham de um grupo étnico igual, que tem os mesmos costumes e falam o mesmo idioma.

Uma nação também tem como aspecto a mesma identidade sociocultural, ou seja, não somente os costumes e o idioma, uma nação tem aspirações e valores em comum.

Toda nação se constitui por uma história que envolveu processos de diversos fatores, desde migrações até guerras, além de desenvolvimento cultural, política, aculturação, entre outros. Isso resulta em um povo que consegue se identificar entre si, carregando uma só história, além de compartilhar fatos e símbolos históricos.

Algumas nações também possuem características étnicas e também possuem território próprio. Entretanto, pode-se citar os ciganos, como povo que não possui território, assim como o caso dos judeus que passaram por séculos sem ter um território definido, espalhando suas crenças e costumes por onde passavam.

Embora sejam determinantes para uma nação, o território, a língua, a religião, as tradições e os costumes não são fundamentais. O que é essencial para constituir uma nação é a união, a convicção de viver em coletivo, de pertencer a um grupo, é ter a consciência de estar fazendo parte de um agrupamento, distinto dos outros.

Pegando o exemplo do Brasil, como nação, é interessante: mesmo com o seu vasto território e com diversos traços culturais, o país como um todo tem diversas características que são compartilhadas pelos quatro cantos do Brasil, como, por exemplo, futebol, respeito a bandeira, a língua, entre outros. Até mesmo a gastronomia consegue se espalhar pelo país.

Ainda com o Brasil como exemplo, destacam-se as nações indígenas e a nação negra que conseguem manter a união, mesmo em diferentes localizações geográficas.

Estado e Nação

Estado e nação são duas palavras distintas.

O Estado é conceituado como a pessoa jurídica criada por uma sociedade que reside em um determinado território e é subordinada a uma autoridade soberana, ou seja, é uma forma política escolhida por um povo, através da vontade política.

Já a nação se descreve como um agrupamento humano em que há ligação de laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos.

Por isso, Estado é o conjunto de poderes administrativos e políticos de uma nação, enquanto que uma nação é apenas o povo em si.

O significado de Nação está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Nação | Siglas NCM