NAFTA é uma sigla.
O significado de NAFTA descreve um bloco econômico cuja sigla quer dizer North American Free Trade Agreement, que, traduzindo-se ao português, significa “Tratado Norte-Americano de Livre Comércio”, ratificado em 1993, mas entrou em vigor em 1° de janeiro de 1994.
Como bloco, o NAFTA envolve os países da América do Norte: Estados Unidos da América, Canadá e México.
Na realidade, a história do NAFTA começou um pouco antes, em 1988, quando o Canadá e os Estados Unidos assinaram um “Acordo de Liberação Econômica”. Mais tarde, em 1992, o México decidiu entrar nessa negociação.
O apoio do presidente dos Estados Unidos à época, Bill Clinton, foi dado somente se fossem adicionados certos termos que iriam defender o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores.
O NAFTA surgiu como uma maneira de competir contra a União Europeia (UE) – cujo bloco era formado pelos países da Europa e que proporcionou muitos resultados econômicos no panorama mundial.
A intenção principal da criação do NAFTA foi aproximar economicamente tais países com o objetivo de buscar melhorias mútuas entre os mesmos – tal acordo trabalharia com a política de comércio entre esses países com a característica de ter taxas menores.
Embora esse tratado objetivasse o fim das barreiras alfandegárias e econômicas, o NAFTA não iria passar por cima das leis internas de cada país-membro.
Isso incluía regras na circulação de pessoas – algo que não estava presente no acordo. No caso, o NAFTA tinha como objetivo eliminar as barreiras alfandegárias para oferecer melhor circulação de mercadorias entre os países, protegendo-os e unindo interesses ao mesmo tempo.
Ao contrário do que ocorre na União Europeia, o NAFTA não definiu uma moeda única entre os países-membros.
Como dito, o objetivo maior do NAFTA foi a criação de uma zona de livre comércio entre os países envolvidos nesse bloco econômico de modo a facilitar as transações comerciais entre si.
Para isso acontecer, muitos objetivos secundários foram estabelecidos neste acordo:
Em agosto de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fim do NAFTA. Contudo, isso não significa que o NAFTA realmente deixou de existir.
Trump afirmou que o uso do nome NAFTA tem conotação negativa para os americanos porque o país foi gravemente afetado pelo acordo.
Nesse caso, os Estados Unidos firmariam um acordo com o México, chamando-o assim de “Acordo de Comércio entre os Estados Unidos e o México”, mas a renegociação do acordo também envolve o Canadá.
Na situação, o “novo NAFTA” agora é denominado de “Acordo Estados Unidos-México-Canadá” (USMCA), com várias semelhanças com o acordo antigo, mas diferenciando-se com:
Obviamente, o USMCA acaba influenciando o comércio econômico mundial, assim como o NAFTA realizava antes.
Nafta também é um termo que representa um derivado de petróleo. Chamada também de nafta petroquímica, esse é um composto utilizado como matéria-prima para produção de eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno e xileno.
Basicamente, o nafta tem como principais utilizações as produção de gasolina e essa função de matéria-prima.
O significado de NAFTA está na categoria Significados