Significado de Nhenhenhém


O que é Nhenhenhém



Nhenhenhém é uma expressão comum na língua portuguesa e pode ser entendida como significando uma conversa sem muita profundidade, despropositada, irrelevante. Nhenhenhém é qualquer falatório desnecessário, uma conversa mole, aquela enrolação que popularmente também pode ser conhecida como “encher linguiça”.

Além de poder designar uma conversa sem muito sentido, sem muito embasamento e que de demora, nhenhenhém também pode se referir e ser usado para enfatizar o fato de que a conversação está chata, cansativa, ou seja, além de não estar acrescentando muito. O falatório também causa uma sensação de tédio e monotonia, por isso incomoda.

Assim, vemos que o nhenhenhém aparecerá na fala daquela pessoa que fica inventando desculpas pelo fato de ter feito ou deixado de ter feito algo que desagradou alguém. Políticos são os grandes mestres do nhenhenhém e as redes sociais, especialmente o Facebook, são um dos terrenos mais férteis para a prática do nhenhenhém de toda a história da humanidade.

Usualmente, a palavra nhenhenhém irá aparecer na expressão “deixe de nhenhenhém”, fala de alguém que está se sentindo incomodado pelo falatório de outro e se dirige a pessoa enfatizando que o seu discurso não está com nada.

Podemos identificar ainda como sinônimos de nhenhenhém palavras como murmuração, desimportante, balbúrdia, hipocrisia, burburinho, conversação, falatório, falácia.

Origem de Nhenhenhém

O origem da expressão nhenhenhém é o idioma tupi falado pelos índios brasileiros. A palavra n'nhaém na língua tupi significa língua ou idioma. E o verbo falar na língua desses índios é traduzido para nhe'eng.

O que aconteceu foi que diante da grande dificuldade de comunicação entre os índios e os europeus que aqui chegavam, aos nativos causava estranheza o n'nhaém ou o nhe'eng dos forasteiros. Os brancos insistiam com o seu falar, e ficavam a falar, falar, falar, o que para os índios era um nhe'eng, nhe'eng, nhe'eng, que não fazia sentido nenhum e que até aborrecia um pouco.

Com o tempo nhe'eng, nhe'eng, nhe'eng do homem branco através do processo de aculturação entrou para a cultura no brasileiro como o nhenhenhém, algo que é muito falado, pouco compreendido e que muitas vezes entedia e aborrece.

O significado de Nhenhenhém está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Nhenhenhém | Siglas Poesia