Significado de Ohms


O que é Ohms



Ohms é o plural de ohm, substantivo masculino. O termo é uma homenagem a Georg Simon Ohm, famoso físico e matemático alemão.

O significado de Ohms é a unidade de medida de resistência elétrica reconhecida e padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

O ohm é representado pelo símbolo Ω (letra grega ômega) e é conceituado como a resistência elétrica existente entre dois pontos de um fio condutor, isto é, a relação de tensão (que é medida em volts) e uma corrente (que é medida em ampères) – essa medida ocorre tanto em elementos condutores como isolantes.

Por isso, entende-se que um elemento que possua uma resistência elétrica de 1 ohm ocasionará uma queda de tensão de 1 volt toda vez que 1 ampère passar por ele.

Foi Georg Simon Ohm (1787-1854) que elaborou a considerada primeira teoria matemática da condução elétrica em circuitos, utilizando-se das dimensões dos condutores e das grandezas elétricas e sendo capaz de criar o conceito de resistência elétrica. Ohm utilizou os estudos de condução do calor de Fourier como base.

A Lei de Ohm, por isso, é a lei física que afirma que há constância na razão entre a tensão em relação a dois pontos e a corrente elétrica quando o condutor está mantido a uma temperatura constante, isto é, a força ou a intensidade da corrente elétrica será proporcional de maneira direta à força eletromotriz e totalmente proporcional de forma inversa à resistência do circuito.

Esta lei de Ohm tem um amplo uso, como, por exemplo, para seleção de equipamentos de segurança.

O significado de Ohms está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ohms | Siglas Poesia