Significado de Omnia Vincit


O que é Omnia Vincit



Omnia Vincit

A expressão omnia vincit vem do latim e pode ser traduzida como “vence tudo”, “conquista tudo”. A expressão consagrou-se a partir da frase omnia vincit amor, de autoria do poeta latino Virgílio. A frase em português fica “o amor vence todas as coisas”, no original a frase completa diz Omnia vincit amor et nos cedamus amori (O amor vence todas as coisas, cedamos nós ao amor) e está presente na obra Éclogas, também chamada de Bucólicas.

Outras frases latinas em que o omnia vincit aparece e que algumas vezes são citadas por eruditos são: omnia vincit veritas, que significa a verdade vence todas as coisas; e omnia vincit labor que em português fica “o trabalho vence tudo”, uma outra versão dessa frase citada por Virgílio é labor improbus omnia vincit que traduzida fica “o trabalho persistente vence todas as coisas”.

O pinto barroco Caravaggio pintou uma importante tela com o título amor omnia vincit.  No quadro pintado pelos anos de 1601 e 1602 vemos a figura do Cúpido com grandes e negras asas de águia.

Urbana Legio Omnia Vincit

A famosa banda de rock brasileira Legião Urbana tinha como lema a frase em latim Urbana Legio Omnia Vincit, que significa “A Legião Urbana vence a tudo”. A frase aparece no encarte de quase todos os discos da banda exceto os dois últimos A Tempestade, sétimo disco da banda e o último com Renato Russo ainda vivo lançado em 1996 e Uma outra Estação álbum póstumo lançado em 1997.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Omnia Vincit | Siglas Poesia