Significado de Onerar


O que é Onerar



Onerar é um verbo existente na língua portuguesa que surgiu a partir do adjetivo latino onerosus, que quer dizer algo que é pesado ao estômago, indigesto, importuno.

O significado de onerar tem a ver com o significado do adjetivo onerosus.

O que é onerar

O verbo onerar significa sobrecarregar, acrescentar despesas em excesso acerta de tal coisa ou de tal pessoa.

Onerar também pode ter o significado de oprimir ou mesmo de envergonhar uma determinada pessoa. Quando uma pessoa é sobrecarregada, ela nem sempre aguentará a pressão da maneira ideal e pode acabar ressentido-se da situação, sentindo-se chateada, ou ofendida com uma determinada situação.

O verbo onerar pode ser utilizado em diferentes situações, em especial naquelas que envolvem dinheiro. Onerar pode significar o aumento de impostos ou mesmo de outras de suas obrigações financeiras. Onerar também pode ser criar dívidas, sobrecarregar uma pessoa ou uma empresa com tributos e taxas impostas pelo governo. Onerar também pode ser tornar algum produto mais caro, por exemplo: “há duas opções de carro para comprarmos, mas o segundo é mais oneroso que o primeiro”. Essa frase quer dizer que o segundo carro custa mais caro que o primeiro.

Sinônimos de Onerar

Sinônimos são palavras que possuem o mesmo significado.

Podem ser utilizados como significados do verbo onerar outros verbos como abarrotar, sobrecarregar, encher, cobrir, assoberbar, endividar, sufocar ou mesmo reprimir.

Antônimos de Onerar

Antônimos são palavras que possuem o significado oposto.

Podem ser utilizados como antônimos do verbo onerar outros verbos como eximir, exonerar, liberar, quitar, aliviar, abjugar, prescindir ou isentar.

 

 

 

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Onerar | Siglas Poesia