Ontologia é uma palavra que tem origem na Grécia e possui o seu significado baseado nos termos ontos “ente” e logia “ciência do ser”. Ou seja, trata daquilo que é natural e da forma de viver dos entes. Ontologia faz referência ao conhecimento, existência e a realidade do ser.
Metafísica, segundo o dicionário, é o componente da filosofia que trata da natureza fundamental da realidade e do ser. Então, sendo assim, ontologia é o componente da metafísica que trata do natural, do real e do fato de existir dos entes.
O termo ontologia surgiu no século XVII, como uma divisão da metafísica da seguinte forma: metafísica geral que é a ontologia e as designadas especiais que são cosmologia, psicologia e teologia.
A filosofia atual entende os termos ontologia e metafísica como palavras que possuem um mesmo significado. Apesar de o termo metafísico estar mais relacionado ao entendimento do ser de maneira mais ampla que o termo ontologia.
O significado de ontologia surgiu na Grécia antiga. Os filósofos Platão, Aristóteles e Parmênides são os precursores dessas idéias.
A ontologia possui três ideias principais:
Ontologia do Uno: Essa ideia tem como princípio a manifestação do mesmo, daquilo que é único ou singular e de que toda realidade vem do Uno. Parmênides, Platão e Plotino são os precursores desta ideia.
Ontologia do Ser: Esse já não diz respeito ao uno, mas, sim daquilo que relaciona a prática e a percepção do que é. De acordo com essa teoria da ontologia, o ser é aquele que se manifesta de várias formas, pluralizado. Seus representantes são Aristóteles e São Tomás.
Ontologia de Devir: essa vertente vem prevalecendo desde a era moderna. Refere-se à ideia da dinâmica do ser e da oposição ao não-ser, como momento de trazer para si questões de vida e do ser. A ontologia do Devir advém das ideias de Hegel e Heidegger.
Prova ontológica é uma prova da essência do que é Divino. Partindo do princípio de que Deus é agregado à ideia de perfeito e exato. Prova ontológica, portanto, é uma confirmação da existência do ser superior como ser imensamente perfeito.
Ontologia também faz relação com as ciências e com a tecnologia da informação, onde o termo refere-se a esses assuntos para separar e categorizar informações em grupos.
É uma linguagem utilizada no ramo do direito, que possui como objeto de atuação, a compreensão e a explicação das particularidades e da relação do direito com homem.
Ontologia Jurídica também está relacionada com a filosofia. Mas neste caso, com a filosofia do direito. Uma das suas funções é distinguir o conteúdo do direito, demarcar o espaço e o seu objetivo, e para assim, finalmente, apresentar uma conceituação e definição daquele assunto. Enfim, entender e explicar a essência do Direito.
O significado de Ontologia está na categoria Significados