Significado de Ora Bolas


O que é Ora Bolas



Ora bolas é uma exclamação portuguesa, também vista como uma gíria.

O que é Ora bolas:

O significado de Ora bolas é utilizado para exclamar desaprovação, desagrado, protesto, enfado, também podendo manifestar irritação, descontentamento, espanto, impaciência, menosprezo.

O termo “ora” é uma interjeição que traz a ideia de impaciência, menosprezo, espanto, enquanto que “bolas” é uma gíria de Portugal que indica um “indivíduo sem préstimo, sem ocupação”.

Ora também é uma palavra que pode ter outros significados. Um contexto diferente é quando ela pode ser utilizada para introduzir uma explicação. Outra ideia é como locução conjuntiva para expressar alternância. Ainda, pode-se usá-la como um advérbio substituto de “agora”.

Já bolas, na língua portuguesa, aparece de forma diferenciada em outra gíria: “baixar a bola”, indicando quando uma pessoa tem que se acalmar, diminuir expectativas, ficar calmo.

Por exemplo: “Baixa a bola, companheiro. O meu time é muito melhor do que o seu.”

Aqui no Brasil, ora bolas pode ser o mesmo que “ora pois”.

Ora Bolas é o nome de uma canção infantil do grupo Palavra Cantada, composto por Paulo Tatit e Edith Derdyk. Muitos professores utilizam esta canção para facilitar o estudo da Geografia para alunos das séries iniciais. A música fala de um garoto em relação ao seu brinquedo – a bola em seu pé.

A música vai sendo construída a partir da diminuição da escala ao redor deste menino, sendo que começa-se a falar do menino em sua casa, que depois está na rua, que está ao lado da floresta, que depois se encontra no Brasil e assim vai indo, sucessivamente. A ideia geral para a aula de Geografia é trazer a ideia de totalidade, que tudo o que a música abordou faz parte do mundo – este sendo tão redondo como a bola que estava no pé do menino.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ora Bolas | Siglas Poesia