Significado de Orbitar


O que é Orbitar



Orbitar tem como classe gramatical classificado em verbo intransitivo e verbo transitivo direto. O termo vem do Latim orbita, que significa “trilha deixada por uma roda, caminho”.

O significado de Orbitar é andar ao redor de algo, ou seja, fazer uma trajetória curva (estar sob a ação de alguma força que faz com que um corpo percorra ao redor de um determinado ponto).

A palavra órbita é o nome dado para a estrutura óssea que está presente na face – é ela que aloja os olhos e também todas as estruturas importantes desse órgão, tais como os músculos oculares, o nervo óptico, os vasos sanguíneos e outras.

No sentido figurado, orbitar pode indicar quando uma pessoa está ligada a uma outra pessoa, deixando-se influenciar.

Por exemplo: “A vida de Carlos orbita em Ana, sua namorada atual.”

Na área da física, a órbita é conceituada como a rota que um corpo percorre ao redor de outro através de uma determinada força – geralmente a força da gravidade.

Segundo as leis de deslocamento planetário Kepler, as órbitas são quase elípticas, mesmo aqueles planetas próximos ao Sol que possuem órbitas praticamente circulares.

Isaac Newton conseguiu revelar que certas órbitas eram parabólicas e também hiperbólicas, como, por exemplo, a dos cometas. Albert Einstein também conseguiu demonstrar que a gravidade está presente no Universo por conta da curva do espaço/tempo e, por isso, as órbitas precisam das geodésicas (ciências que estudam a forma e a dimensão da Terra e seu campo de gravidade em relação a suas variações temporais – são exemplos a cartografia, a fotogrametria, a astronomia de posição e a topografia).

Órbita geoestacionária é uma órbita que existe no plano equatorial da Terra, em uma distância de mais de 35 mil quilômetros de altitude. Ela caracteriza-se por ser perfeitamente circular, ou seja, sua excentricidade orbital é zero.

O significado de Orbitar está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Orbitar | Siglas Poesia