Significado de Ousado


O que é Ousado



Ousado, na língua portuguesa, é um termo denomina um adjetivo comumente utilizado para caracterizar pessoas com ousadia que possuem coragem, valentia, inovação e criatividade.

Sobretudo, a ousadia, o ato de ser valente em algumas ocasiões ou a depender de pontos de vista, poderá dar a entender um tom pejorativo, quando utilizado para diminuir ou questionar condutas de uma pessoa como sua insolência e falta de educação.

O pudor é contrário a denotação de ousadia, porque ser ousado é fazer algo que grande parte das pessoas não teriam coragem.

A ousadia está presente no ser humano, desde o seu nascimento, o acompanha na infância, na adolescência e solidifica-se para mais ou menos, até atingir a vida adulta.

Exemplificando, as crianças na infância sempre estão fazendo coisas novas, se colocando em situações de risco e perigosas, sem terem a devida maturidade, conhecimento e discernimento do que é bom, mal ou arriscado a elas, a isso se dá o nome de ousadia inocente.

Diferente do comportamento infantil, tem o comportamento adulto, os adultos com sua ousadia estabelecida arriscam-se em situações diversas praticando atos perigosos ou onerosos com plena consciência dos danos e consequências.

Também pode-se dizer que uma roupa, um sapato, um corpo, uma maquiagem ou uma foto são ousados, o que significará vulgaridade, sensualidade ou que é provocante.

Em inglês a palavra ousado é traduzida como: dare (to dar = ousar), daring e audacious que por sua vez no português é o sinônimo de ousadia, bem como: afoito, destemido, animoso, audacioso, impetuoso, aguerrido, intrépido, corajoso e alentado.

Você possui ousadia?

Possuir ousadia é ter oportunidades para si mesmo, aumentar sua autoconfiança, traçar objetivos, mandar embora a frustração e ociosidade para obter o que quiser.

O antônimo de ousadia é frustração e hesitação, ao sentir-se hesitante com pessoas ou tarefas, é preciso tomar a iniciativa, engolir o ego e seguir.

Você experimenta novidades com que frequência? Experimente coisas novas e se tornará uma pessoa divertida com o imã da atração, ou seja, assim se tornando uma pessoa ousada, ser ousado é aceitar novidades e não permitir que medos tomem conta do eu.

Imagine a ousadia em sua vida, imagine ser um personagem de filme ou livro em que você é o ator principal com garra, coragem e determinação! Isso indica que você agiu com ousadia – ou agir com ousadia.

A ousadia é irmã da coragem, o que é coragem?

Intenso senso de moral diante de problemas e riscos, confiança em força espiritual para ultrapassar barreiras, perseverança na força para enfrentar situações ou pessoas árduas, hombridade presente em pessoas com caráter ilibado, determinação na perseverança do trabalho, nas atividades, com a família, com os projetos de vida e consigo próprio como um todo.

Pode-se utilizar esta expressão para definir: ousadia, força, sorte, ânimo!

No Brasil o sinônimo de ousadia também tem a ver com coragem, apresenta-se como atrevimento, audácia, bravura, hombridade, determinação, valentia, intrepidez, arrojo e impavidez. Expressões muito semelhantes ao sinônimo de valente que possui os termos animoso, afoito, ousado, aguerrido e alentado.

O corajoso possui valentia?

Sim, porque o corajoso possui as qualidades inerentes à valentia que é ser bravo, valoroso e decidido.

Vença com ousadia, o mundo pertence aos atrevidos!

O significado de Ousado está na categoria Geral, Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ousado | Siglas Poesia