Significado de Pessoa


O que é Pessoa



Pessoa é uma palavra oriunda do latim, na qual é derivada exatamente de “persona” e que aponta para o sentido de uma criatura humana, um ser, podendo ser uma mulher ou um homem, mas sendo um ser vivente das regras morais.

O que é pessoa:

Pessoa então é a palavra que designa a existência de um ser humano dotado de experiência moral.

Significado de pessoa.

O significado de pessoa pode ser entendido devido ao poder de escolha, ou melhor, ao livre arbítrio que podemos exercer principalmente por termos uma consciência, sendo assim uma pessoa, um ser consciente.

A pessoa é um ser em que pode se apresentar a plena capacidade de seus sentidos, dessa forma, um ser humano quanto pessoa é um ser cujo seus atos são de sua própria responsabilidade.

A palavra pessoas tem como sinônimos vários outros termos, como por exemplo: cidadão, individuo, ser e personagem.

É uma palavra bastante usada na gramatica para fins de referência de uso do pronome e do verbo, mostrando quem são os envolvidos falantes na situação gramatical, no discurso.

No português, as formas de se expressar através de verbos e pronomes dependem de suas variações. Destaca-se a primeira pessoa da classe gramatical como o que fala ou o que emite e segunda pessoa da classe gramatical como o que ouve ou recebe. Já a terceira pessoa da classe gramatical é tudo que não é a primeira e segunda pessoas, isto é, é aquela que é falada, de quem falamos.

Quando falamos de religião e chegamos à Santíssima Trindade, percebemos que há a existência de três pessoas divinas de uma mesma ordem natural que é, o pai, o filho e o espírito santo. Dessa forma, o pai, Deus, é a primeira pessoa, jesus é a segunda pessoa e o espirito santo é a terceira pessoa. No sentido da religião essas três pessoas são um só, inseparáveis e eternas durante à existência entre si.

Pessoa pode ser também referente à um nome comum, como Fernando Pessoa, poeta português.

Pessoa jurídica.

Quando falamos sobre Direito, existe a definição de pessoa que está designada como pessoa jurídica. A pessoa jurídica é um ser que tem deveres e direitos, além de poder apresentar as características de personalidade jurídica. Dessa forma, há uma divisão entre pessoas jurídicas do direito privado, que são as organizações e fundações religiosas, assim como as pessoas jurídicas do direito público, que são as de diferentes estados.  

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Pessoa | Siglas Poesia