Significado de Poema


O que é Poema



O significado de Poema é: uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, diferente da prosa, é feito através de versos e estrofes para expressar sentimentos e emoções, pode estar presente em todas as classes literárias.

A diferença entre poema e poesia é que a poesia é um gênero que trata de uma filosofia, da arte, como um pensamento, enquanto o poema tenta expressar esse sentimento através do texto.

Enquanto a prosa tem um texto mais racional, utilizando linguagem mais descritiva, a poesia compreende mais sentimentos internos, paixões, com linguagem mais emocional da pessoa e de seus conflitos.

A origem da palavra poema é derivada do verbo grego poein que significa ação ou realização de algo, desta forma todos os textos antigos eram classificados como poema, uma vez que narravam algum tipo de ação.

Poema Lírico

A lira, um instrumento musical, era utilizada para cantar os poemas, daí originando-se o poema lírico e também o gênero lírico, que mostra os sentimentos do autor e tem um teor subjetivo.

Existe uma grande conexão entre poema e a música, pois antigamente poemas eram geralmente cantados como músicas, pois continham elementos musicais. Dessa conexão com a música origina-se a atual estrutura do poema que é dividida em versos e estrofes com ritmo e rima.

Existem quatro principais subgêneros no poema lírico, são eles o hino e a ode, que representam sentimentos de alegria, utilizados para demonstrar felicidade com conquistas, como também a elegia e a sátira que demonstram sentimentos negativos, de tristeza, por exemplo. A sátira tem como base o desprezo para criticar a sociedade.

Poesia Romântica

O romantismo, como forma de expressão de arte da fantasia, foi uma das expoentes com relação ao poema romântico, pois tinha como base a emoção. Dentro todas as classes literárias, sem dúvida o romantismo foi um dos que proporcionou maior estímulo para criação de poemas

Sendo uma das bases da Poesia Romântica, a demonstração dos sentimentos pessoais, com os autores voltando-se para o eu interior, com intensa necessidade de liberdade, através do poema de amor.

Poema de Amizade

Não somente de amor falam os poemas, mas também expressam outros sentimentos que compõem a natureza humana. Entre esses podemos citar os poemas feitos para amigos, como por exemplo o Soneto do Amigo de Vinícius de Moraes, que está entre um dos maiores poetas do Brasil, entre outros poetas do Brasil também podemos citar: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, Clarice Lispector, Ferreira Gullar.

O significado de Poema está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Poema | Siglas Poesia