Significado de População Absoluta


O que é População Absoluta



População Absoluta é o número total de residentes em determinado lugar que pode ser de uma cidade, estado, região ou mesmo país. Para saber o número exato do total de pessoas, é necessário fazer o levantamento através do censo demográfico que, no Brasil, foi realizado pela última vez em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa do censo é realizada a cada 10 anos e o planejamento é que seja executada nos anos que tenham como final, o dígito 0.

Por outro lado, quando um lugar possui grande número de habitantes, diz-se que o mesmo é de grande população absoluta ou simplesmente populoso; em contrapartida, se o número é pequeno, é correto dizer que possui pequena população absoluta ou então não-populoso.

Estima-se que a população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas, sendo que os países mais populosos são os seguintes: Em primeiro lugar a China, seguida por Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão e Bangladesh.

População absoluta brasileira

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a população absoluta brasileira gira em torno de 200,5 milhões de habitantes e, por isso confere ao país a quinta posição no ranking mundial de nações mais populosas do mundo.

O Brasil possui significativa extensão territorial de 8.516.000 km², mas a distribuição populacional é considerada ruim, uma vez que existem regiões que concentram alta densidade demográfica, enquanto outras registram baixam concentração de habitantes.

Como exemplo tem-se que as regiões sudeste e sul são consideradas as mais povoadas devido ao desenvolvimento econômico, industrial e social. São Paulo é o estado brasileiro mais populoso do país, o qual conta com nativos, pessoas de diversos estados brasileiros e estrangeiros.

Entretanto, as regiões de menor povoação brasileira são a Norte e a Centro-Oeste que, entre vários fatores desenvolvem atividades agropecuárias que não necessitam de grande número de pessoas para a sua realização.

População Relativa

População Relativa é o mesmo que Densidade Populacional ou Densidade Demográfica. Trata-se da média obtida em um cálculo para se conhecer o número de habitantes por cada quilômetro quadrado. Para isso, deve-se pegar o número total de habitantes e dividir pelo número da área. O resultado permite conhecer a média de ocupação populacional para uma determinada região.

Deste modo, se o valor encontrado é grande, considera-se que a região é densamente povoad; porém, se o valor é pequeno, é chamado de pouco povoado. Em alguns casos pode ocorrer à chamada super povoação, que nada mais é do que o número populacional superior ao limite natural. Este tipo de fenômeno está ligado ao desenvolvimento tecnológico e socioeconômico.

O significado de População Absoluta está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | População Absoluta | Siglas Portfólio