Significado de Preguiça


O que é Preguiça



Preguiça é uma palavra que se origina do latim pigritia e que pode ser definida como uma indisposição para o trabalho, seja físico ou mental. A palavra é usada sempre quando uma atividade qualquer não é interessante, por exemplo: um pessoa pode ser muito ativa no trabalho mas ter preguiça de ler um livro, ou ler muitos livros em sequência mas ter preguiça de praticar esportes.

Contudo, em geral, a preguiça é mais ligada ao trabalho físico e empregatício, caracterizando-se uma indisposição momentânea para exercer determinada atividade.

Mas existem algumas pessoas que são acometidas de uma preguiça de maneira mais generalizada, não se sentindo interessados pela maioria das atividades com as quais se depara em um dia normal. Essas pessoas apresentam verdadeira aversão pelo trabalho, sendo taxados de indolentes ou mandriões. Entretanto, longe de ser um defeito de caráter, a preguiça pode ser um sintoma de algum distúrbio mais sério, como a depressão ou a narcolepsia.

A preguiça se manifesta então tanto pela indisposição ao trabalho, pelo descompromisso para com ele, como por uma forma morosa de trabalhar, por uma forma de trabalhar onde o trabalho é feito de forma lenta, sem interesse e sem capricho.

Além de uma falta de simpatia pelo trabalho, o sujeito acometido pela preguiça apresenta outras características como o gosto de dormir até tarde e por atividades que não exijam esforço ou sejam mais divertidas como ver televisão, jogar video game, ir ao bar. Um preguiçoso pode ser chamado também de vadio ou vagabundo.

Na tradição católica, a preguiça é um dos sete pecados capitais, juntamente com a gula, avareza, luxúria, ira, inveja e soberba. Os sete pecados capitais não constam na bíblia, mas a preguiça é vista como um perigo para o povo no livro de Provérbios.

Preguiça é também como é conhecida a corda que controla o peso de um guindaste. Numa serralheria, usa-se um aparelho para encostar ou pousar as barras de ferro que estão sendo trabalhadas e elas também são conhecidas como preguiça; uma outra definição para preguiça é como o pau que prende em um moinho as cangalhas da moega de um engenho de grãos ou atafona.

As palavras laziness ou sloth do idioma inglês são traduções para a palavra preguiça. E das duas palavras temos sloth como a palavra usada para designar o bicho preguiça.

Bicho Preguiça

O bicho preguiça é um dos animais mais característicos da América do Sul e Central. Da ordem dos xenartos, vivem trepados sobre as árvores alimentando-se de folhas. São muito caracterizados pelos seus movimentos lentos, de onde vêm seu nome.

O bicho preguiça possui garras poderosas, que permite que eles se fixem sobre as árvores e durmam nas alturas sem precisar de esforço físico para se manter pendurado. Os tipos de bicho preguiça mais comuns são a preguiça de três dedos, que vive na América Central e do Sul, e a preguiça de dois dedos ou unau encontrada no norte da América do Sul.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Preguiça | Siglas Romantismo