Significado de Quão


O que é Quão



Quão é um advérbio provindo da língua latina, falada no Império Romano. Sua origem é quam, que tem o significado de quantidade ou intensidade.

Quão, na nossa língua portuguesa atual, manteve o mesmo significado de sua origem, podendo ser interpretada com outros sinônimos diversos: como, que, quanto, em que grau, a que ponto. Quão é uma palavra que tem função gramatical de advérbio, mas também pode ser considerada uma conjunção.

O advérbio quão pode ser usado em frases que expressam intensidade, ou podem servir para aumentar a qualidade, dando mais ênfase aos adjetivos e advérbios que o acompanham.

Na linguagem formal, o advérbio também pode ser utilizado quando se faz uma comparação, unindo-se, aí à palavra tão, como por exemplo: “Ela é tão bonita quão misteriosa”.

Embora não seja tão utilizada na linguagem do dia a dia, algumas vezes é praticada na linguagem escrita, e também pode fazer parte de músicas, principalmente religiosas, onde se eleva a grandeza de Deus, aproveitando a falta de outra que a substitua.

Podemos citar como exemplo a música “Quão grande é o meu Deus”, onde não ficaria nada sonoro utilizar sinônimos do tipo “como” ou “que”, podendo observar bem isso quando substituímos o quão por essas palavras.

Em sua utilização gramatical, a palavra quão é sempre usada antes de um adjetivo ou de um advérbio, o que não acontece, por exemplo, com a palavra quanto, que é aplicada antes de um substantivo, quando sua função não for um advérbio.

O significado de Quão está na categoria Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Quão | Siglas Romantismo