Religião é um substantivo de língua portuguesa que possui uma etimologia incerta.
Uma corrente defende que religião seja uma palavra que venha do latim religio, que significa “louvor e reverência aos deuses”.
Outra corrente acredita que a palavra seja composta pela junção do prefixo re ao verbo ligare. Enquanto o verbo significa “unir” ou “atar”, re, assim como em português, é um prefixo que indica recorrência. Então, de acordo com esta corrente, o significado de religião é “unir novamente”, “voltar a ligar”. Neste caso, a ligação refeita era entre o que é humano com o divino.
Uma terceira teoria indica que a palavra religião possa ter sua origem no verbo latino relegere, que, assim como religare, é um verbo composto pelo prefixo re. Relegere, ao é da letra, significa “reler”. Este verbo é considerado como uma das possíveis origens da palavra religião por associação ao frequente ato de leitura e releitura de textos sagrados e bíblicos, feitos para que os religiosos pudessem interpretar os desejos divinos e, assim, venerá-las e viver da forma que mais as agradasse.
Apesar da existência de três teorias para explicar a origem da palavra religião, o significado da palavra não muda por causa delas. Em qualquer que seja sua origem, religião significa uma ligação entre aquilo que é humano e divino, desde suas origens até os dias atuais.
Religião é uma ligação ao divino, é ter fé em um ser superior, é uma crença que envolve tanto o lado racional quanto o emocional das pessoas.
Através da fé religiosa, as pessoas buscam fortalecer o vínculo com entidades divinas, assim como buscam, nas práticas religiosas e no exercício da fé, motivação para superar obstáculos e sofrimentos e encontrar a felicidade e a realização espiritual.
Cada religião possui um conjunto de práticas e doutrinas, assim como parâmetros morais e valores a respeito do que é certo e errado, do que é lícito e do que é ilícito.
Enquanto algumas religiões possuem um livro sagrado que serve como modelo, outras não possuem grande tradição escrita e apoiam-se nas práticas e ensinamentos orais tradicionalmente passados de uma pessoa à outra durante gerações.
Por causa da metodologia de muitas religiões, que pedem dos fiéis uma frequência semanal e um comprometimento, religião acabou ganhando um sentido figurado. Fazer algo religiosamente, de maneira religiosa ou como uma religião, quer dizer fazer algo com frequência, com compromisso.
Dentre as religiões mais difundidas pelo mundo ocidental, encontra-se o cristianismo. O nome da religião vem de seu fundador, Jesus Cristo, sendo que Cristo significa Messias.
A doutrina cristã, originada nos seguidores de Jesus, dividiu-se em outras. Assim, o cristianismo não é mais uma religião, mas há um conjunto de religiões cristãs, ou seja, religiões que tem a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo como base.
Como Jesus era judeu, o Cristianismo deriva do judaísmo, mantendo características semelhantes. Por exemplo, o Antigo Testamento das Bíblias cristãs conta a história dos judeus. A diferença entre judaísmo e cristianismo é que a religião judaica ainda espera por seu messias.
O Cristianismo tornou-se Catolicismo e esta religião, com o tempo, acabou dividindo espaço com outras religiões cristãs, como o catolicismo ortodoxo e as religiões protestantes.
Catolicismo é a religião cristã inicial, que segue a Igreja Católica Romana, sediada no Estado do Vaticano. O Catolicismo tem como seu chefe máximo na terra o Papa, seu Sumo Pontífice.
Além de ter Jesus como Messias e seus ensinamentos como base, o catolicismo pratica devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus e também aos santos.
O Catolicismo adota a Bíblia como livro sagrado e transmite os ensinamentos deixados por Jesus através da leitura dos Evangelhos, escritos por seus discípulos.
O maior símbolo do catolicismo é o crucifixo, pois simboliza a morte pela qual Jesus teve de passar para garantir que a humanidade possa ser salva. A religião Católica guia-se pela Bíblia, pela Tradição e pelo Magistério, ou seja, não são apenas os ensinamentos bíblicos que contam, mas também as tradições cultivadas pelos primeiros cristãos e aquilo que a Igreja diz.
A doutrina Católica encontra-se resumida no Catecismo da Igreja Católica, que pode ser encontrado online no site do Vaticano.
A religião ortodoxa é uma religião cristã que surgiu quando a Igreja Católica dividiu-se em Igreja Católica do Ocidente e Igreja Católica do Oriente. Há algumas diferenças dogmáticas entre as duas igrejas.
A Igreja Católica Ortodoxa se define como aquela que é correta, pois se manteve fiel aos ensinamentos passados por Cristo até mesmo em seu nome, pois ele vem do grego όρθος (órthos), que significa reto, correto, e δόξα (dóxa), que significa doutrina, opinião. Logo, literalmente, Igreja Ortodoxa quer dizer "igreja da opinião correta"
A divisão das religiões ocorreu por causa do chamado Cisma do Oriente. A Igreja Católica do Oriente e a Igreja Católica do Oriente discordavam em questões doutrinárias como, por exemplo, sobre a fonte do Espírito Santo e sobre o uso ou não de pão fermentado para a comunhão eucarística. As duas igrejas, por muitos séculos, conviveram como uma só, embora divididas.
Enquanto a Igreja do Ocidente acabou sendo influenciada pelos povos ditos bárbaros, a oriental manteve-se sempre ligado à tradição cristã grega. A divisão tornou-se mais grave no século II depois de Cristo.
Em 1043, Miguel Cerulário tornou-se patriarca da Igreja oriental e, com isso, desenvolveu uma campanha contra a Igreja Oriental. A questão agravou-se tanto que uma igreja excomungou a outra e houve a ruptura.
O significado de Religião está na categoria Significados