Significado de Rosa De Saron


O que é Rosa De Saron



Rosa de Saron é uma referência simbólica a Jesus Cristo. A expressão aparece no livro bíblico Cânticos, capítulo I, versículo 02: “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales”.

Há diferentes interpretações sobre os significados dessa passagem. Inclusive, muitos afirmam que ela não está de forma alguma relacionada a Jesus.

Nesta perspectiva, entende-se que o livro Cânticos (ou Cantares) é um diálogo entre uma sulamita e seu par, sendo o trecho que menciona a rosa de Saron uma fala da mulher, dirigida ao amado. Esta é a base da argumentação de quem diz que não há fundamentação bíblica associar Jesus ao significado de rosa de Saron.

Por outro lado, quem defende o uso da expressão para referir-se ao Cristo argumenta que tal analogia é construída a partir dos significados simbólicos da referida flor.

O que é rosa de Saron?

A rosa de Saron (flor) é típica da região de Saron, localizada na planície, na zona do litoral, perto do Mar Mediterrâneo, entre o Monte Carmelo e Tel Aviv.

Tal local, onde se encontra em abundância as referidas flores, é uma região de natureza exuberante, sobretudo quando comparada a locais próximos, como as montanhas da Samaria ou mesmo com a Judeia.

Por isso, essa flor conhecida como “rosa de Saron” significa, para os cristãos, um exemplo de manifestação da graça divina.

É importante destacar que tal flor não é uma “rosa propriamente dita”. Isto significa que ela não pertence à família Rosaceae, nem ao gênero Rosa L.

A rosa de Saron (Hibiscus syriacus) também é conhecida como hibisco-da-Síria e mimo. O hibisco-da-Síria pode produzir flores nas cores branca, rosa, violeta e roxo. É uma espécie muito valorizada pelos apreciadores de plantas ornamentais, por produzir sucessivas camadas de flores, o ano inteiro.

Banda Rosa de Saron

Rosa de Saron é o nome de uma banda de rock brasileira, que surgiu em 1988, na cidade de Campinas, São Paulo, no contexto da Renovação Carismática Católica e seus significados.

A formação atual da banda conta com Guilherme de Sá no vocal, Eduardo Faro na guitarra, o baixista Rogério Feltrin e o baterista Grevão.

Embora o repertório da banda seja composto por letras de significados oriundos de uma perspectiva religiosa cristã, a Rosa de Saron conseguiu ultrapassar fronteiras, conquistando o respeito da crítica e fãs fora do universo religioso.

Significado do nome Rosa

O nome próprio Rosa tem como significados: “bela flor”, “tipo famoso” ou “espécie famosa”.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Rosa De Saron | Siglas Uhull