Significado de Rubrica


O que é Rubrica



Rubrica é a uma forma de assinatura abreviada ou uma pequena anotação, nota resumida. Quando se diz que algo precisa ser “rubricado”, quer dizer que o responsável por assiná-lo precisa pôr sua rubrica em cada página (normalmente de um documento).

A palavra rubrica deriva do latim rubrica, cujos significados podemos traduzir como “ocre vermelho” ou “giz vermelho”.

Os romanos colocavam os títulos e subtítulos dos livros em vermelho, sobretudo os códigos de leis e manuais de Direito.

Posteriormente, na Idade Média, rubrica era a letra inicial de cada capítulo, seção ou mesmo cada página de um livro. Essa letra da palavra inicial era grafada com tinta vermelha e em tamanho maior, tratando-se de uma verdadeira obra de arte, contando com artistas especializados para a atividade.

Normalmente, o copista realizava a escrita normal e deixava os espaços das “rubricas” para que o especialista “rubricasse” os livros, pondo neles seu selo artístico.

Foi assim que rubrica possou a ter seus significados relacionados a um conjunto de traços com que se personaliza algo escrito, embora não necessariamente na cor vermelha.

O que é Rubrica

Além de forma de assinatura abreviada (rubricas de nomes) ou nota resumida, temos os seguintes significados para a palavra rubrica:

  • No âmbito religioso, rubrica é uma nota na liturgia, normalmente grafada em vermelho, que orienta a forma de celebrar o ofício ou os significados dessa nota.
  • Perspectiva, influência, como em: filme produzido sob a rubrica do cinema marginal.
  • Nas artes gráficas, rubrica é a modificação feita numa chapa tipográfica, que depois de impressa, altera sua forma para uma nova tarefa.
  • Na música, rubrica é a indicação de como dever ser executado um trecho musical.
  • Rubrica também significa os títulos e capítulos dos livros de Direito.

Rubrica ou rúbrica?

Embora seja frequente o uso da grafia rúbrica, ela está incorreta. A palavra rubrica é paroxítona, (ou seja, a sílaba tônica é “bri”) e não tem acento. Isso vale para qualquer um de seus significados, a grafia e a pronúncia corretas são rubrica (rubrica) não rúbrica.

Rubrica orçamentária é uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a significados específicos. Rubricas legais são os percentuais mínimos do orçamento público a serem destinados a setores específicos (como saúde e educação).

Rubricas famosas

Entre os famosos da atualidade que se destacam por suas rubricas, podemos citar: J. K Rowling, Judge Judy, Kurt Vonnegut e John Hancock.

Rubrica em inglês

Rubrica pode ser traduzida para o inglês como “heading”.

O significado de Rubrica está na categoria Direito

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Rubrica | Siglas Uhull