Significado de Saneamento básico


O que é Saneamento básico



Saneamento é um termo provindo do latim “sano” (que mostra saúde), que gerou o verbo “saneare” (tornar são). Saneamento é o ato de limpar algo, de tornar saudável.

O saneamento básico, atualmente, é são estratégias e ações tomadas por uma cidade, uma região e mesmo um país, para corrigir as distorções do meio ambiente provocadas pela sua ocupação por um número significante de pessoas.

O saneamento básico envolve o correto manejo de resíduos provenientes de uma população, como os resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais, abastecimento de água potável (medidas tomadas para reverter o processo de lançamento de esgotos nos rios), a limpeza urbana, controle de pragas e doenças, enfim, tudo que pode ser feito para tornar saudável a vida dos moradores, tornando-a mais sustentável.

A realização de saneamento básico deve envolver os governantes, que precisam aplicar os recursos necessários para sua implantação, e também os habitantes de uma cidade, por exemplo, de cuja colaboração a sociedade necessita, para que haja a consciência da conservação ambiental, preocupando-se com o despejo de resíduos (lixo) e também com a correta utilização da água, recurso imprescindível e limitado para a vida.

Saneamento básico - Brasil

No mundo todo saneamento básico é um poder do Estado, sendo que a atividade pode ser delegada a empresas através de concessões ou da criação de empresas públicas para sua realização.

No Brasil, infelizmente, o saneamento básico não se tornou uma prioridade governamental, e a constatação dessa afirmativa vem dos grandes problemas de saúde, principalmente nas regiões mais carentes, onde pode-se ver esgoto escorrendo a céu aberto, falta de encanamento de água potável, além de ausência de recolhimento de lixo.

As vítimas mais frequentes da falta de saneamento básico são as crianças que, por não estarem ainda completamente desenvolvidas, podem ser atacadas por agentes patogênicos que provocam inúmeras doenças que, em muitos casos, pode ser letal.

Um dos fatos recorrentes para a necessidade de saneamento básico em qualquer cidade é a questão da prevenção na área da saúde. Já se sabe que para cada real investido para saneamento básico, pelo menos 4 reais podem ser economizados com tratamentos médicos. Doenças respiratórias e verminoses ainda são comuns em regiões onde o saneamento básico é deficiente.

O Brasil apresentava, embora seja detentor de 12% da água potável disponível no mundo, ainda hoje possui 40 milhões de pessoas sem acesso direto a ela, sendo que pelo menos 85 milhões não têm instalações de esgoto sanitário em suas residências.

Outro fator que deve alertar para a importância de um bom saneamento básico é sua propensão para gerar empregos. Para realizar as tarefas necessárias ao saneamento, em 2010 o Brasil tinha pelo menos 700 mil empregos na área, considerados os direta ou os indiretamente envolvidos.

O governo brasileiro tem, na legislação, a Lei do Saneamento Básico, desde 2007, estabelecendo as diretrizes básicas para sua implantação, definindo-a como “um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais” necessárias à população. Sua aplicação pode garantir a redução dos custos com saúde, criando condições dignas para nossa população.

Saneamento básico e saúde

O saneamento básico nos dias atuais já possui um conceito mais amplo, aplicando-se ao meio ambiente da região e considerado como saneamento ambiental. A Organização Mundial de Saúde (OMS)  estabelece que sua função principal deve ser  manter controle de tudo que envolve o meio físico da vida humana, e que possam exercer efeitos prejudiciais sobre o bem estar social, físico e mental da população.

As medidas apresentadas pela OMS para promover o saneamento básico são:

  • Instalação e manutenção de esgotos sanitários;
  • Drenar as águas pluviais;
  • Administração do nível de poluição do meio ambiente;
  • Planejamento para ocupar os territórios levando em conta  Saneamento.
  • Suprir a população e a comunidade com água potável;
  • Administração da quantidade de insetos e animais nocivos à saúde humana;
  • Coleta de lixo e sua adequação;
  • Saneamento dos lares, locais de trabalho e de lazer;
O significado de Saneamento básico está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Saneamento básico | Siglas Uhull