Significado de Semântica


O que é Semântica



Semântica é uma palavra que tem origem no grego semantikos, termo que pode ser traduzido como “aquilo que tem sentindo”. Hoje a semântica é uma das muitas áreas estudadas dentro da linguística. A linguística é a ciência que estuda a linguagem, e entre suas diversas áreas encontramos também a fonética, a morfologia, a filologia, a fonologia e etc.

A semântica especificamente vai se ocupar de estudar os significados de tudo aquilo que compõe uma linguagem ou uma língua, debruçando-se sobre os textos, frases e palavras que a compõe. A parte da semântica que estuda os significados que estão em voga nos dias atuais em uma língua é chamada de sincrônica ou descritiva. A parte da semântica que se ocupa em estudar as transformações que os significados sofreram durante a história é chamada de diacrônica ou histórica.

No estudo da semântica foram identificados tipos de palavras que foram classificadas conforme as relações que possuem entre si. Assim, o estudo semântico pode ser dividido em paronímia, homonímia, antonímia e sinonímia.

Sinonímia

A sinonímia é a parte da semântica que se ocupará de estudar as palavras que possuem significados parecidos ou iguais, ou seja, é o estudo dos sinônimos, como por exemplo: casa e moradia; castigo e punição; bolacha e biscoito.

Antonímia

Já a antonímia é a parte da semântica que se ocupará de estudar as palavras que possuem significados contrários ou antagônicos, ou seja, é o estudo dos antônimos, como por exemplo: alegria e tristeza; morte e vida; frio e calor.

Homonímia

Na homonímia ou polissemia o estudo se volta para as palavras que possuem significados diferentes mas que tem uma sonoridade ou uma grafia igual, os chamados homônimos. Assim a homonímia pode se dividir no estudo das palavras homófonas, que tem o mesmo som mas grafia diferente, exemplo concerto e conserto; e homógrafas aquelas que tem grafia e som idênticos mas significados diferentes, como por exemplo bota (calçado) e bota (terceira pessoa do presente do verbo botar).

Paronímia

A paronímia estuda aquelas palavras que são parecidas na grafia e na escrita e que tem significados diferentes, os parônimos. Exemplo desse caso são as palavras cavalheiro e cavaleiro.

Denotação e Conotação

Um outro recurso linguístico muito comum que é muito estudado dentro da semântica são a conotação e a denotação.

A denotação é a ocasião em que uma palavra é usada para expressar o sentido que ela usualmente tem, objetivo, preciso. Na denotação a palavra é usada num sentido figurado, poético, metafórico, ganhando um novo sentido.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Semântica | Siglas Uhull