Significado de Sociedade Civil


O que é Sociedade Civil



Sociedade civil é composta pelas organizações que servem como estrutura para um grupo de pessoas que se articulam em um propósito comum ao grupo.

Sociedade é um grupo de indivíduos que possuem as mesmas características e se unem em busca de uma meta para o grupo. Civil diz respeito a cidadão e não faz parte de religião ou política.

Portanto, sociedade civil são as pessoas que buscam lutar pelos seus direitos como cidadãos e indivíduos no meio social, protestando e reivindicando as suas vontades e direitos.

São os grupos de conjuntos de organizações privadas, instituições civis, ONG’S, ou seja, qualquer entidade que não seja pública e que não tenha nenhuma relação com política, partidos políticos, religiões ou seitas.

O significado da palavra civil é “quem não é militar ou eclesiástico, pertence ao cidadão.” Por isso, sociedade civil é um grupo de cidadãos que não estão vinculados com militarismo ou qualquer tipo de igreja.

Para as Ciências Sociais o entendimento de sociedade civil é: Grupos que realizam atos no meio público, na política, sem fazer parte do governo.

Fazemos parte da sociedade civil quando exercemos a cidadania com o direito ao voto, manifestando a nossa satisfação ou insatisfação com os atos realizados pelo governo, ou simplesmente exercendo o nosso papel de cidadãos que somos.

A forma de organização da sociedade civil é:

  • Autônoma: O cidadão possui autonomia para se organizar, observadas algumas ressalvas na constituição.
  • Independente: a organização da sociedade civil não depende de autorização ou subordinação.
  • Voluntária: Participa quem quiser.

A sociedade civil é cada pessoa que se entende no direito e dever de buscar na legislação, exigir e fazer com que seus direitos e deveres sejam cumpridos.

Sociedade Civil e Estado

O estado no entendimento político retrata o governo, no caso, a sociedade política. A sociedade política é composta pelos órgãos governamentais, entidades políticas, a legislação e constituição que o regem.

A terminologia Estado está relacionada com as instituições que detêm o controle da administração de uma nação. Estado é país soberano politicamente organizado.

O Estado é quem deve garantir a organização da sociedade em funcionamento e o controle social. As leis e a constituição determinam as regras que toda sociedade civil e também a sociedade política devem seguir.

Ao mesmo tempo em que existe uma oposição entre estado e sociedade civil, é possível perceber que estes termos estão relacionados.

O Estado é aquele que administra a sociedade civil e em contrapartida, a sociedade civil é aquela que fiscaliza o estado. Dessa forma, um complementa o outro.

O significado de Sociedade Civil está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Sociedade Civil | Uhull Umbanda