Significado de Stakeholder


O que é Stakeholder



Stakeholder tem origem no inglês e pode ser traduzida como parte interessada, aqueles que estão envolvidos em algo. É um termo usado sobretudo na área de Administração de Empresas, Tecnologia da Informação e Comunicação e nesse contexto o seu significado designa todos indivíduos e grupos sociais que de uma forma ou de outra influenciam uma empresa ou são influenciados por ela.

Toda empresa independente de seu ramo de atuação e do seu tamanho possui um stakeholder, um conjunto de grupos sociais e indivíduos que de alguma maneira afetam seu desempenho, as suas ações, decisões e etc. Identificar com precisão os stakeholder permitem uma melhor elaboração de um plano de negócios ou planejamento estratégico, pois dá a empresa uma visão muito mais ampla de todo o processo possibilitando uma percepção mais objetiva dos seus pontos positivos e negativos.

Como exemplo de stakeholders podemos citar os acionistas, um grupo de pessoas responsáveis por injetar dinheiro na empresa e que recebem seus lucros, um grupo que influencia muito na organização e é grandemente influenciado por ela.

Outros exemplos importantes de stakeholders são o governo, que cria taxas, leis, cobra impostos, regula a economia e etc; os empregados que estão absolutamente envolvidos com a empresa; a comunidade que proporciona instalação e mão-de-obra à empresa, bem como consumidores, além de que muitas vezes exige também da empresa atenção a questões ambientais; os clientes que são os geradores de receita; os fornecedores, os bandos e etc.

O termo stakeholder surge pela primeira vez em 1963 e foi criado pelo filósofo norte-americano da área de negócios Robert Edward Freeman. Para Freeman, então, stakeholder eram todos aqueles agentes sem os quais a empresa não poderia existir.

De forma geral vemos que o stakeholder tem o papel de legitimar as decisões de uma empresa ao mesmo tempo estando direta ou indiretamente ligado aos seus resultados. Stakeholder é um termo cada vez mais popular no mundo dos negócios e cada vez mais consolida-se como um conhecimento imprescindível para o sucesso de uma organização.

Stakeholders e Shareholders

A palavra shareholders é traduzida para o português como acionista, aquele indivíduo que possui ações de uma empresa, investindo dinheiro nela e consequentemente recebendo parte de sua lucratividade. E nesse sentido um shareholder é um stakeholder. Contudo, os dois termos também podem ter sentidos antagônicos quando são usados para designar modelos empresariais.

Assim, temos dois modelos empresariais: um mais antigo, chamado de shareholder e outro mais contemporâneo chamado de stakeholder.

No modelo empresarial mais antigo todas as atividades da empresa orbitavam em torno dos interesses dos acionistas, e por isso o modelo é chamado de shareholder. Esse foi o modelo que prevaleceu durante a Era Industrial onde o grande foco da empresa era gerar lucro para enriquecer os acionistas ou shareholders. Se a empresa gerava lucro estava cumprindo com o seu objetivo, se poluía, se oferecia más condições de trabalho, produtos de má qualidade aos clientes não tinha grande relevância no planejamento da empresa, o lucro era sempre o mais importante.

No novo modelo, conhecido como stakeholders, a empresa é entendida como uma organização que está inserida num contexto social de modo que ela deve assumir responsabilidades em relação a sociedade, responsabilidades com todos que de uma forma ou de outra são influenciados por suas atividades, ou seja, é um modelo que se preocupa com os stakeholders.

Nesse modelo o lucro continua a ser de grande importância mas aqui temos a inclusão do conceito de responsabilidade social. A empresa deve assumir um compromisso de promover o melhor a todos os stakeholders, aos clientes, funcionários, a comunidade, fornecedores e etc.

O significado de Stakeholder está na categoria Expressões Em Inglês

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Stakeholder | Uhull Umbanda