Significado de Substrato


O que é Substrato



Substrato significa a essência, o fundamento, a base, o motivo, a origem. Para a filosofia, o significado de substrato se refere ao que representa a essência do ser, sobre a qual se delineiam suas qualidades.

Entre os possíveis significados de substrato, temos ainda: aquilo que sobrou, o resíduo, o resto.

Substrato é um substantivo masculino. O plural de substrato é substratos.

Exemplos de frases com a palavra substrato:

  • “O Estado de direito é o substrato da democracia”.
  • “Para a medicina oriental tradicional, a energia Ki é o substrato material e espiritual da vida”.
  • “O espírito é o substrato significado do ser humano, além da cultura e das mentalidades coletivas”.

O que é substrato

O substrato na jardinagem

No contexto da jardinagem, é muito comum encontrarmos o termo substrato (substrato para orquídeas, por exemplo). Neste sentido, substrato significa uma mistura de matéria orgânica e terra, cuja finalidade é nutrir o solo para que as plantas nele depositadas tenham todos os elementos necessários para seu bom desenvolvimento.

A qualidade de um substrato para jardinagem depende da quantidade de macronutrientes essenciais nele presentes, como nitrogênio, fósforo e potássio, por seus significados para a vida vegetal.

A composição da matéria orgânica presente em um substrato varia, mas é comum encontrar nos significados dos rótulos, húmus de minhoca e farinha de ossos.

Cada substrato se destina a um plantio específico (flores, árvores frutíferas, hortaliças etc).

Linguística

Para a linguística, um substrato é uma língua cujos significados estão menos presentes na formação da língua resultante. Por outro lado, um superestrato é a língua que tem maior poder ou influência. Apesar dessa relação aparentemente hierárquica, substrato e superestrato exercem influência mútua um sobre o outro.

Os termos substrato e superestrato são empregados para analisar situações em que uma linguagem intrusiva se estabelece no território de outra, comumente como fruto de um fenômeno migratório (no sentido mais amplo do termo, incluindo a colonização).

Biologia

Em biologia, substrato significa o meio nutriente que serve de base para o crescimento de um organismo.

Bioquímica

Em bioquímica, os significados de substrato (bioquímico) se referem a um composto químico que sofre uma reação catalisada por enzimas.

Geologia

Para a geologia, substrato é o elemento que suporta uma camada geológica.

Substrato: sinônimos

São palavras que possuem significados semelhantes aos de substrato: essência, base, razão, fundamento, resíduo, resto e sobra.

O significado de Substrato está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Substrato | Uhull Umbanda