Significado de Tilt


O que é Tilt



Tilt é uma palavra de origem inglesa e tem como significado inclinar. No Brasil é muito utilizada como uma gíria para se referir que a pessoa está ou é maluca, como por exemplo, “xi, a Maria deu tilt depois de descobrir a traição do seu marido Carlos”, ou seja, dar tilt é o mesmo que dizer que a Maria enlouqueceu/ ficou maluca após descobrir que seu marido a traia.

A origem da palavra remonta as mesas de jogos de pinball, onde o jogador era avisado através de um indicador que a maquina tinha sido inclinada e, para isso, ele deveria encontrar uma forma de burlar as regras para retomar o jogo.

Deste fato, com a fabricação de novas máquinas por volta de 1931, muitos jogadores passaram a balançar ou inclinar a maquina para redirecionar a bola na mesa e evitar a perda de uma vida.

Após três anos, os fabricantes lançaram o tilt como mecanismo de travamento para impedir o jogador de continuar essa ação de balançar ou inclinar a maquina. Logo, o significado de Tilt em jogo é: travamento.

 

O que é Tilt

No inglês, o significado de Tilt é comum de ser utilizado em duas formas de inclinação: a física ou a emocional. Na inclinação física de uma pessoa ou objeto. Por exemplo, He tilted the glass to better see your image (Ele inclinou o espelho para ver melhor a sua imagem).

Já a emocional é a inclinação relativa a uma opinião ou sentimento, como, por exemplo, He has their own opinions , but this time, tilt to reconsider (Ele tem suas próprias opiniões, mas desta vez, inclinará a reconsiderar a decisão).

Se, por curiosidade, digitar a palavra tilt no Google verificará que os resultados da página aparecerão levemente inclinados (é uma das varias formas criativas e, neste caso, também didática de “responder” a pesquisa realizada).

Outra forma de uso do termo é full tilt, o qual é bastante empregado para se referir a algo ou alguém que está em sua capacidade, força ou velocidade máxima. Além deste há também o emprego na dança moderna, onde tilt é atribuído ao movimento de se inclinar o tronco lateralmente e rotacionar, no mesmo sentido, a cabeça sem provocar nenhuma tensão nos ombros.

Tilt Shift

É uma técnica fotográfica e visual em que se cria uma miniatura “falsa” para que uma foto simples e normal se assemelhe a foto tirada de uma maquete. Para se fazer este tipo de criação pode-se utilizar lentes especiais na hora de fotografar ou mesmo trabalhar o efeito dentro do Photoshop.

Exame Tilt

A palavra também é empregada na medicina como exame tilt ou então Tilt Test (ou Teste de Inclinação), cujo propósito é fazer uma avaliação das variações da pressão arterial e também do ritmo cardíaco quando ocorre uma alteração de postura corporal. Através deste exame é possível detectar as origens dos sintomas como, por exemplo, os desmaios e indicar, ao paciente, o tratamento mais adequado.

Tilt down

Ou inclinação para baixo. É uma técnica empregada em alguns modelos de carros em que um sistema implantado identifica quando o motorista deseja estacionar e, para isso, facilita a manobra inclinando os retrovisores para baixo de modo que a visão panorâmica da região do estacionamento seja mais bem observada.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Tilt | Uhull Umbanda