Significado de Tosco


O que é Tosco



Tosco é um adjetivo e também flexão do verbo toscar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim tuscus, que significa “vil, de baixa qualidade”.

O que é Tosco:

O significado de Tosco se refere a algo ou alguém que é rude, desajeitado, bruto ou mal-acabado. Em diversos contextos, o termo tosco pode designar alguma coisa grosseira, inculta, bronca, selvagem, caipira, suburbano, bárbaro, entre outras ideias.

Uma pessoa tosca é aquela que não tem refinamento, elegância, eloquência, agindo por meio de comportamentos inadequados.

Na área da manufatura, tosco é um termo utilizado para identificar um material que permanece em seu estado original, isto é, aquele material que não foi trabalhado, nem lapidado, nem esculpido, nem lavrado.

Ainda, pode-se empregar tosco para produtos, serviços ou objetos que foram precariamente executados, não tendo um mínimo de cuidado e com carência em qualidade. É sinônimo de medíocre, nesse caso.

Um exemplo também é usado no futebol – quando tosco denomina um jogar que é desajeitado, que não apresenta nenhuma habilidade.

Etimologia de tosco

Do Latim, surgiu o termo tuscus, que se referia a Vicus Tuscus, um bairro etrusco localizado em Roma, não sendo bem renomado, isto é, um bairro com baixa reputação.

Sabe-se que, culturalmente falando, os etruscos e romanos rivalizaram por muitos anos. Naquela época, era muito comum se referir a cultura do outro como algo inferior, sendo um ataque verbal feito de ambas as partes.

Por isso, até hoje o termo tosco indica uma cultura ou somente um aspecto desta que tem uma qualidade inferior – graças a essa rixa entre etruscos e romanos.

O significado de Tosco está na categoria

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Tosco | Uhull Umbanda