Significado de Uivo De Cachorro


O que é Uivo De Cachorro



Uivo de cachorro é uma onomatopeia. A palavra uivo vem do verbo ulular, do Latim ululare, que significa “emitir sons como os de um lobo”. Cachorro é um termo de origem também latina, com catulus, que depois teve seu final aterado para orro, significando “filhote” (de qualquer animal).

O que é Uivo de cachorro:

O significado de Uivo de cachorro é um som feito por cães (obviamente) e que se torna extremamente distinto de outros comportamentos caninos, como é o caso do latir, rosnar, gemer ou ganir.

De modo geral, o uivo de cachorro pode ser ocasionado por várias razões. Embora muitas pessoas acreditem que o uivo dos cães represente dor ou tristeza, na realidade, o uivo não necessariamente indica sofrimento ou melancolia.

Este som agudo muito característico dos cães pode servir para amenizar o aborrecimento e a solitude, isto é, ele uiva para expressar sua frustração ou ainda para chamar a atenção de donos ou de outros cães, de modo que o uivo se torne uma espécie de convite que permite a aproximação de outrem, humanos ou animais.

Entretanto, o uivo de cachorro pode ser bem difícil de ser decifrado pelo dono do animal, especialmente por apresentar-se em distintos tons e intensidades – cada mensagem intencionada pelo cão é emitida através de um uivo diferente.

O uivo de cachorro não é sinal de mau presságio, como culturas populares espalham até hoje, mas sim uma conduta herdada de seus ancestrais: os lobos. Os lobos são animais que possuem como característica os uivos como ferramentas de comunicação, principalmente por serem animais selvagens e, consequentemente, uivam com mais frequência que os cachorros.

Dessa forma, entende-se que o uivo de cachorro também pode ser uma maneira de comunicação, servindo, por exemplo, de alerta e aviso para outros cães, quando contato visual não é possível e quando os outros animais estão muito longe. O uivo pode alcançar uma distância maior do que um latido, sendo que pode-se ter como exemplo de razão do uivo a de avisar outros cães de algum intruso no território e que precisam ficar atentos.

Outra causa do uivo de cachorro é quando uma fêmea durante o cio está pelas redondezas – o cheiro característico da fêmea neste período acaba se espalhando e acaba atraindo os machos. Isso pode ocasionar a chamada “sinfonia de uivos”, pois eles emitem o som pela atração que o cheiro da fêmea provoca nos instintos deles.

É claro que os cães podem uivar por motivos alegres, querendo demonstrar excitação por algo, como o barulho da chegada de seu dono, por exemplo, ou mesmo quando os donos estão brincando com eles. Um exemplo comum também pode ser reparado ao som de alguma música, que deixa o cão sensibilizado.

Em relação a solidão, aqueles cães que ficam longos períodos tendem a uivar, pois esperam que ao uivar seus donos os ouvirão, se sensibilizarão e voltarão até eles, afinal os cachorros consideram seus donos como membros da matilha.

É interessante saber que algumas raças de cachorros possuem a tendência maior de uivar por terem maior parentesco com os lobos, como é o caso do Husky siberiano.

Embora para muitos não seja preocupante, muitos donos podem se incomodar com os uivos de cachorro. Aqueles que não se habituam com o barulho – especialmente para os cães que uivam com maior frequência durante a noite – procuram reconhecer a razão dos uivos, entender o que o cão está querendo transmitir.

A dica é nunca tentar reprimir esta expressão natural dos cães, pois isso seria reprimir seus sentimentos, o que afligiria o animal.

Uma curiosidade sobre o uivo de cachorro é que, conforme a opinião de biólogos, ele pode ser contagiante da mesma forma que o bocejo é para os seres humanos, ou seja, a partir do momento que um cão uivar, os outros serão inspirados a também fazerem o som de uivo.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Uivo De Cachorro | Umbanda Upload