Significado de Umbanda


O que é Umbanda



Existe mais de uma explicação para a origem da palavra umbanda.

Uma delas é que umbanda significaria “arte de curar” no idioma quimbundo, de Angola.

Outra explicação seria a junção de duas palavras do sânscrito: Aum e Bandha, representando a conexão entre o plano terreno e o plano divino.

Uma terceira explicação afirma que a origem de umbanda é mântrica; o termo Aumbandhan teria passado de geração a geração e chegado até nós com o som de a umbanda.

Uma quarta explicação se refere a uma obra de Heli Chaterlain chamada Contos populares de Angola (1889); nesta obra, umbanda tem o sentido de curador, magia de cura e é sinônimo de kimbanda.


A umbanda é uma religião brasileira, nascida da união de conhecimentos do Kardecismo, das tradições dos índios, do catolicismo e correntes religiosas africanas, que chegaram ao Brasil com os escravos trazidos para cá.


Umbanda e Candomblé

Umbanda e candomblé são duas das religiões que mais sofrem com a intolerância religiosa. Normalmente, as pessoas acham que as duas são a mesma religião e logo as associam à ideia de macumba.

É bom ressaltar que umbanda e candomblé são duas religiões distintas, que têm alguns elementos em comum, assim como as religiões evangélicas têm em comum seguir os evangelhos, o que não as torna todas iguais.

Tanto a umbanda como o candomblé são religiões que não pretendem fazer mal para ninguém. Os centros de umbanda e terreiros de candomblé sérios não fazem “trabalhos”. A macumba, como as pessoas julgam, não está ligada a nenhuma religião; é uma forma de magia.

O vocábulo macumba, na verdade, designa um instrumento musical.


Orixás – Umbanda

Os orixás são as divindades cultuadas na umbanda. São entidades que não incorporam, pois já estão num grau de evolução mais avançado. Os orixás da umbanda são:

-Oxalá;

-Omulu;

-Iemanjá;

-Oxum;

-Nanã;

-Buruquê;

-Oxóssi;

-Xangô;

-Iansã.


Umbanda – guias

Os guias da umbanda que incorporam nos médiuns para as comunicações entre o plano espiritual e o plano material são:

Os principais:

-Preto-velho;

-Caboclo;

-Erês (crianças);

-Malandro;

-Marinheiro;

-Pomba-gira;

-Boiadeiros.

E as falanges:

-Baianos;

-Ciganos;

-Orientais;

-Mineiros.


Umbanda tradicional

Na umbanda tradicional, acredita-se numa força superior chamada Zambi ou Olorum. Todas as demais divindades advêm de Olorum:

-os orixás;

-os anjos;

-os guias.

Os guias se comunicam com as pessoas através dos médiuns.

Cada orixá representa um dos elementos da natureza e eles contribuem para a evolução dos espíritos.

Os anjos são os seres que vigiam o plano físico e só podem interferir com ordem direta de Deus. Os anjos na umbanda têm a mesma forma que os anjos católicos.

A umbanda crê nas reencarnações sucessivas para atingir o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Os princípios da umbanda são:

-amor;

-humildade;

-caridade;

-fé.


Umbanda branca ou Umbanda sagrada

A umbanda branca (também conhecida como umbanda sagrada) é uma das correntes da umbanda que foi fundada por adeptos do Kardecismo. Eles recebiam espíritos que não eram aceitos nos centros kardecistas, como os Caboclos, Erês e pretos-velhos. As reuniões da umbanda branca se parecem mais com o kardecismo que com a umbanda tradicional.


Umbanda traçada

A umbanda traçada é uma vertente que mistura elementos da umbanda com o candomblé. Não há grandes diferenças entre o culto da umbanda tradicional e da umbanda traçada; a diferença está nos ritos.


Umbanda esotérica

A umbanda esotérica segue a mesma linha da umbanda tradicional. A diferença é a mistura de elementos de muitas outras religiões e culturas, como o Budismo Zen, o Taoísmo, a Cabala, o Hinduísmo, e muitas outras.


Umbanda – música

As músicas na umbanda são chamadas de pontos de umbanda. São as canções cantadas nos cultos, com o ritmo marcado por instrumentos de percussão. Cada orixá tem seus cantos específicos, usados nas diferentes giras.

O significado de Umbanda está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Umbanda | Upload Usucapião