Significado de Uppercase


O que é Uppercase



Uppercase significa “caixa alta” ou letra maiúscula, em inglês, enquanto “lowercase” pode ter seus significados traduzidos como “caixa baixa” ou, simplesmente, letra minúscula.

O significado de uppercase remonta aos primórdios da tipografia, no século XVI, quando cada letra era impressa individualmente, sendo todas mantidas em caixas. As letras maiúsculas eram guardadas em caixas localizadas em um local mais alto, por serem relativamente menos usadas, daí o nome “uppercase”.

Diferentemente das letras “uppercase”, os tipos das minúsculas eram guardados em caixas localizadas num local mais baixo, por serem mais utilizadas, por isso o nome “lowercase”, ou “caixa-baixa”.

Os termos uppercase e lowercase seguem em uso, embora os conceitos que lhes deram origem tenham desaparecido.

O que é Uppercase

Uso das letras maiúsculas e minúsculas

O conceito de letra maiúscula não está presente em todos os sistemas alfabéticos existentes. O hebraico é um exemplo disso, já que nele não existem letras maiúsculas.

O uso das letras maiúsculas e minúsculas varia conforme os sistemas ortográficos e seus conceitos. Uma das regras que está presente em diversos sistemas ortográficos é o uso de letra maiúscula no início de frases e na grafia de nomes próprios.

Na língua portuguesa, deve-se grafar obrigatoriamente com letras maiúsculas:

·         O começo de um período, verso ou citação direta.

·         Nomes próprios, incluindo antropônimos, topônimos e nomes mitológicos (exemplo: Maria Silva; Aquiles; Rio de Janeiro).

·         Nomes de festividades (exemplo: Natal).

·         Em símbolos, siglas e abreviaturas internacionais.

·         Nos nomes que designam altos conceitos religiosos, políticos ou nacionais (exemplo: Igreja Católica).

Também há casos em que o uso de letras maiúsculas é facultativo, variando de acordo com os significados que se quer expressar.

No inglês (diferente do que ocorre no português), as letras maiúsculas devem ser necessariamente empregadas para escrever os nomes dos dias da semana e dos meses do ano, assim como os idiomas e adjetivos pátrios.

Podemos exemplificar esse uso das maiúsculas na frase: “I had German lessons with an German teacher on Mondays and Wednesdays since April” (estou tendo aulas de alemão com um professor alemão às segundas e quartas desde abril).

Já no sistema ortográfico alemão, todos os nomes (substantivos), são escritos com letras maiúsculas.

Uppercase: tradução

Em inglês, as palavas “uppercase” e “capital letter” são sinônimos e podem ter seus significados traduzidos para o português como “letra maiúscula”.

Lowercase/uppercase: conversor

Existem ferramentas gratuitas para fazer a conversão textual lowercase/uppercase online

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Uppercase | Usucapião Wise up