Significado de UTI


O que é UTI



UTI é uma sigla.

O que é UTI:

O significado de UTI é a Unidade de Terapia Intensiva, conhecida também como Unidade de Tratamento Intenso. Esta é uma ala ou setor localizado nos hospitais, caracterizado por um monitoramento constante (isto é, 24 horas) e com necessidade de cuidados mais complexos, pois ali estão os casos dos pacientes mais grave, que possuem chances de sobrevida. O hospital, ao levar um paciente para a UTI, está garantindo que todos os recursos, desde os mais radicais a intensos, serão utilizados para a sobrevivência da pessoa – haverá assistência 24 horas, com enfermeiros prontamente instalados em um quarto para atender determinado número de pacientes.

A UTI é a única solução para casos eminentes de morte ou quando em pacientes que estão com falta de compensação de algum sistema orgânico, isto é, quando algum sistema está inoperante ou deficiente.

Alguns exemplos de casos que precisam ser levados diretamente à UTI são: pessoas que sofreram maus súbitos, tais como um ataque cardíaco ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Se na ocorrência de algum acidente que afetou seriamente órgãos e ossos, o paciente também é encaminhado diretamente para a UTI. Geralmente, doenças respiratórias também são situações que requerem auxílio desta unidade intensiva.

É claro que alguns pacientes podem estar em quartos, porém são encaminhados para a UTI se o quadro de saúde estiver piorando e, mesmo com os cuidados ministrados naquela ala, as chances de sobrevivência diminuem rapidamente.

Existe a UTI propriamente para crianças, chamada de UTI pediátrica. Dependendo o hospital, também existe a UTI neonatal.

Há uma equipe interdisciplinar operando em uma UTI. É, basicamente, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e outros profissionais.

UTI e CTI

A UTI pode também receber o nome de CTI (Centro de Tratamento e Terapia Intensiva), em alguns hospitais. Por isso, são duas siglas consideradas sinônimas, especialmente por comportarem praticamente a mesma estrutura e função.

Muitos acreditam que o CTI é destinado para pacientes em situações ainda mais graves do que os que estão na UTI, sem dar importância se há alguma patologia específica. Por isso, o CTI abriga pacientes que precisam de um acompanhamento intensivo.

O significado de UTI está na categoria Geral, Siglas

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | UTI | Wise up Yeshua