Significado de Zoologia


O que é Zoologia



Zoologia designa a ciência que estuda os animais. A palavra zoologia vem do grego, da junção de zoon e logos, que significam “animal” e “estudo”. De forma mais especifica podemos dizer que a zoologia estuda os animais, suas relações com o meio ambiente, sua constituição biológica, anatômica, fisiológica e genética, sua psicologia, comportamento e evolução.

Assim, a zoologia pesquisa, bem como cataloga, todas as espécies de animais contribuindo com a preservação e manutenção dos ecossistemas no seu devido equilíbrio. Munindo-se de diversas técnicas de coleta de espécies que contribuem para a pesquisa científica bem como a conservação e crescimento de zoológicos.

Considera-se que os primeiros estudos científicos que podem ser enquadrados como pertencentes à zoologia se deram no século XVIII. E desde então formaram uma ampla bibliografia que abrangem estudos que vão desde os insetos até os peixes, aves, mamíferos e etc. Permitindo, por exemplo, que no século XXI as TVs produzam incríveis documentários que compartilham as descobertas da zoologia com o homem comum.  

A zoologia é, portanto, um ramo da biologia. E está por sua vez está dividida em ramos específicos. Entre os campos de estudo que compõe a zoologia podemos citar como exemplo: a entomologia, que vai se encarregar do estudo dos insetos; a mastozoologia, que estuda os mamíferos; ornitologia estuda os pássaros; ictiologia se ocupa dos peixes; a helmintologia se dedica ao vermes; repteis e anfíbios são estudados pela herpetologia; os moluscos são o campo de pesquisa da malacologia; a etologia se dedica a compreender o comportamento dos animais; as formigas são estudadas pela mirmecologia, que é por sua vez um ramo da entomologia; a primatologia se ocupa dos primatas

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Zoologia | Zoonose Zuma