Significado de Agilizar


O que é Agilizar



Significado de Agilizar

Agilizar, verbo transitivo da primeira conjugação, tem sua origem na palavra vinda do latim “agilitas”, cujo significado é mobilidade ou rapidez. Trata-se de um neologismo, isto é, uma palavra que foi derivada de outra existente e que acabou se incorporando à língua portuguesa. Neste caso, o verbo surgiu a partir do adjetivo “ágil”, sinônimo de rápido.

O que é agilizar?

O sentido que agilizar apresenta nos dicionários é tornar uma atividade mais rápida, ágil, dinâmica e eficiente. Os sinônimos que agilizar ainda apresenta são agilitar e desembaraçar, quando nos referimos a resolver algum problema.

O verbo agilizar, além do seu significado dentro dos padrões normais da língua portuguesa, também apresenta-se uma palavra fácil para a gíria comum do dia a dia, referindo-se a algum processo, um acontecimento ou uma situação.

Além disso, também pode ser sinônimo de outras expressões utilizadas na gíria, como “dar um corre”, “pé no acelerador”, “dar um pau”, etc.

Agilizar ou agilisar

A grafia correta é agilizar, com a letra z. Isto porque o verbo agilizar é formado a partir de uma derivação sufixal, o que quer dizer que se acrescentou um sufixo a uma palavra que já existia na língua portuguesa, alterando o sentido da mesma.

O sufixo “izar” é um sufixo verbal de causa, a exemplo de outras palavras terminadas com esse mesmo sufixo, como “caracterizar” (cujo sentido inicial poderia ser colocar um caráter), “pasteurizar” (a popular fervura, mas cujo verbo veio do nome do cientista francês Pasteur), que são derivadas de palavras ou nomes próprios já existentes e que tiveram seu sentido alterado.

O significado de Agilizar está na categoria Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Abraço | 666 | Agilizar | Am e Pm Siglas