Significado de Decente


O que é Decente



Decente, vem de decência, que é uma palavra que se origina do latim, decentia. Decente é a qualidade daquilo que está de acordo com uma norma social comumente aceita. A palavra pode aparece como sinônimo de conveniente, elegante e apropriado.

Decente aparece muito em relação a escolha de uma roupa adequada para determinado ocasião. “Vou pôr uma roupa decente” diz alguém que se dá conta de que usa uma roupa inadequada. Usar um biquíni na praia é prefeito, mas usá-lo numa celebração pública de caráter formal, como uma missa, por exemplo, não é decente.

Decente pode ser usado ainda em muitas outras ocasiões. Uma pessoa que demonstra preocupação com o pudor, que se preocupa em se comportar de forma a não importunar ou desagradar aos outros, é considerada uma pessoa decente.

Aquele que respeita as normas éticas de uma instituição ou profissão, que vive de acordo com os preceitos morais de uma sociedade, é uma pessoa decente.

Uma pessoa honesta, que diz a verdade, que cumpre com os seus compromissos, que é honrada, franca, é uma pessoa decente. Ou seja, decente, é um adjetivo que raramente pode ser usado para descrever um político, infelizmente.

Tudo o que não choca, irrita, perturba, atrapalha, aborrece pode ser também um significado ou sinônimo para decente.

Decente ou Descente

Tanto decente quanto descente estão corretas, ambas as palavras fazem parte da língua portuguesa. Contudo, são palavras parônimas, palavras que se escrevem de forma muito parecida, mas que tem significados bem diferentes. “Decente” é sinônimo de limpo, asseado, conveniente, próprio, elegante e etc. Já “descente” refere-se a algo que está em declínio, que está descendo.

Descente é composta por um sufixo acrescentado a uma palavra, ganhando um novo sentido. Sendo formada pelo verbo “descer” acrescido de “ente” como sufixo, transformando o verbo num adjetivo.

As palavras descente e decente na língua portuguesa são exemplos dos chamados adjetivos uniformes, aqueles que não tem alteração na grafia independentemente do gênero masculino ou feminino. Como por exemplo, podemos dizer o rapaz é decente, ou a garota é decente. Assim como a estrada é descente ou o morro é descente. 

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Decente | Siglas Dia da Consciência Negra