Significado de Flor Amor Perfeito


O que é Flor Amor Perfeito



 

A flor amor-perfeito é uma flor classificada pela botânica como pertencente ao:

-Reino Plantae;

-Divisão Magnoliophyta;

-Classe Magnoliopsida;

-Ordem Malpighiales;

-Família Violaceae;

Sub família Violoideae

-Tribo Violeae;

-Gênero Viola;

-Espécie V. tricolor.

O nome binomial desta flor é Viola tricolor.

O amor-perfeito é uma planta rasteira; pode até atingir 25 cm de altura; a flor chega a ter um centímetro e meio de diâmetro. O amor-perfeito floresce a cada dois anos, entre os meses de abril a setembro; é uma flor selvagem, de origem europeia e asiática e nasce em locais abandonados, preferindo solos ácidos a neutros e sombra. A polinização das flores é feita por abelhas e o amor-perfeito é hermafrodita, ou seja, pode se autofecundar.

 

Flor amor-perfeito – origem

 

Mitologia

Existe uma lenda da mitologia grega que procura explicar a origem do amor-perfeito. Zeus teria se apaixonado pela jovem humana Lo. Hera, esposa de Zeus, por ciúme, transformou Lo em uma novilha e a manteve pastando aos seus pés. Zeus apiedou-se de Lo e sentindo-se culpado por ser o responsável pela moça poder comer apenas ervas, criou a flor a que chamou Lo, a flor amor-perfeito. Uma variação desta mesma lenda conta que na verdade, Zeus teria transformado Lo em novilha, já prevendo os ciúmes de Hera.

Uma outra lenda grega conta que Eros, o deus do amor, apreciava muito as flores brancas, mas Afrodite, querendo proibi-lo de tal adoração, as coloriu com as três cores que o amor-perfeito tem.

 

História

Evidências históricas mostram que na Grécia e na China, o amor-perfeito já era usado como medicamento. Entre o povo celta e o povo romano, a flor era usada para fazer perfumes. Na Inglaterra, o amor-perfeito chegou a ser usado para fazer poções do amor e há quem diga que foi o amor-perfeito a inspiração para “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare, em que o sumo de uma flor é usado como poção do amor.

Já na França, o amor-perfeito recebeu o nome de Pensée, palavra que tem o significado de pensamento. Mas os franceses não fugiram à associação da flor com o amor: era costume presentear uma pessoa amada com um amor-perfeito antes de uma longa viagem, como representação da continuidade deste amor, pois a flor é associada a recordações amorosas.

 

Significado de flor amor-perfeito

A crença de que a flor teria poderes encantados de provocar amor e paixão originou o nome e o significado da flor amor-perfeito.

No dia das mães, presenteá-la com um amor perfeito simboliza o amor infinito entre mães e filhos.

O significado da flor amor-perfeito está ligado a um amor duradouro; por possuir três cores, é também relacionada à Santíssima Trindade e chamada de Erva-da-Trindade.

 

Flor amor-perfeito – como plantar

A flor amor-perfeito, por sua origem e época de floração, é mais indicada para regiões frias. O cultivo das flores deve ser feito no outono; para plantações comerciais, recomenda-se semear as flores com intervalos de alguns dias, para que elas floresçam aos poucos e possam ficar disponíveis no mercado por mais tempo.

 

Flor amor-perfeito – como cuidar

Como todas as plantas, a flor amor-perfeito deve ser cultivada em solo bem arado e adubado, preferencialmente com adubos orgânicos; o amor-perfeito não se desenvolve em solos secos; esta flor precisa da luz do sol por um período entre 4 e 6 horas por dia apenas; no resto do tempo, é melhor deixar as flores à sombra. A germinação acontece depois de 17 a 21 dias e floresce depois de cerca de 90 dias. É preciso regar a flor regularmente, tomando cuidado para que o solo não fique seco. O amor-perfeito pode ser plantado em vasos de quaisquer tamanhos.

 

Amor-perfeito - culinária

A flor amor-perfeito é inteiramente comestível; pode ser usada como ingrediente em saladas (até saladas de frutas), rendendo-lhes refrescância e o sabor levemente adocicado da flor; às vezes, a flor é usada na decoração de pratos e sobremesas. É uma das flores com ação digestiva. O único cuidado é saber se as flores foram cultivadas com adubos orgânicos; pois se houver produtos químicos, as flores podem fazer mal à saúde.

 

Amor-perfeito – medicina

O uso da flor amor-perfeito na medicina remonta à Antiguidade, inicialmente na Grécia. À época, a flor era usada para libertar as pessoas do ódio e acalmá-las; para tal, era feito chá das flores, aplicado com compressas. Hoje sabe-se que o amor-perfeito é um auxiliar no tratamento de enjoos, infecções, dores de cabeça, eczema infantil, reumatismo, cansaço, doenças cardíacas e como cicatrizante e expectorante; a flor pode também ser usada para a limpeza da pele e como coadjuvante no tratamento da queda de cabelos.

 

Flor amor-perfeito em crochê

Há diversas receitas para se fazer a flor amor-perfeito em crochê. É usada em diversos tipos de artesanato, almofadas, tapetes, caminhos de mesa, como decoração e para a customização de roupas.

 

O significado de Flor Amor Perfeito está na categoria Flores

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Flor Amor Perfeito | Siglas Grafite