Significado de Linguagem figurada


O que é Linguagem figurada



A linguagem figurada é aquela em que uma palavra ou frase expressa uma ideia através de uma outra palavra ou frase, se utilizando de uma certa semelhança que pode ser real ou imaginária. A linguagem figurada é o contrário da linguagem literal, onde as palavras tem um sentido que pretende definir seu significado exato e objetivo.

Em documentos científicos e jurídicos nós encontramos uma linguagem concisa e direta (literal) que visa ser o mais precisa possível para evitar qualquer tipo de interpretação equivocada. Já na literatura, contudo, é mais comum a linguagem figurada, especialmente na poesia.

A utilização da linguagem figurada na literatura remete a uma forte capacidade de abstração por parte do autor e uma entrega absoluta à linguagem além dos significados conhecidos e corriqueiros.

Um poeta pode escolher um determinado conceito para alinhavá-lo com uma ideia, em muitos casos totalmente pessoal e não necessariamente coincidente. Trata-se de utilizar uma palavra em um sentido diferente ao que a mesma representa no dicionário para relaciona-la com uma ideia ou sentimento.

A linguagem figurada é um instrumento da comunicação, que visa expressar num determinado enunciado um sentido que não é literal através da utilização de figuras de linguagem.

Para ampliar o significado de uma palavra, termo ou expressão emprestando maior expressividade ou qualidade artística a determinado enunciado ou discurso é empregada a linguagem figurada.

Quando não encontramos uma forma adequada para expressar uma emoção ou ideia, a utilização de uma linguagem figurada pode ser a melhor opção para a comunicação. Além disso, com a linguagem figurada também podemos fazer com que o significado de uma palavra seja ampliado.

A cultura, origem, formação e intenções de um indivíduo ou outro, podem fazer com que a linguagem figurada se manifeste de formas muito diferentes em diferentes ocasiões, dado o fato de que não existem regras, normas, ou convenções acadêmicas nas quais esta possa se basear.

E por isso a compreensão do significado de uma frase em que apareça a figura de linguagem vai depender da capacidade do leitou ou ouvinte de interpretá-la e de como o fará isso.

As figuras de linguagem apareceram em quatro tipos distintos: figuras de som, figuras de construção, figuras de palavra e figuras de pensamento.


Alguns exemplos de Linguagem Figurada

Seguem alguns exemplos de linguagem figurada:

“Grande era a chuva em meus olhos” – Uma forma de a pessoa dizer que chorou muito, que estava triste;

“O jardim estava repleto de árvores de bronze” – Descreve um jardim arborizado no outono;

“Caminhávamos por rios de sangue” – Um soldado descrevendo uma passagem violenta durante uma guerra;

“Roberto vive na contramão” – Roberto é o tipo de pessoa que pensa e age diferentemente dos outros ou das normas socialmente aceitas;

“Está noite cairei como uma pedra” – Significa que esta noite vou dormir um sono profundo ou que estou muito cansado;

“Mônica vive nas nuvens” – Mônica é uma pessoa distraída;

“Minha fome é tanta que comeria um cavalo” – Alguém com muita fome falando dela;

“Morri de tanto rir” – Alguém que achou algo realmente muito engraçado;

“O meu quarto é um forno” – Se referindo á um quarto onde faz muito calor;

“Gastei todos os neurônios para fazer a prova” – Falando de uma prova muito difícil de responder.

Denotação e Conotação

Denotação e conotação são duas formas de classificar um enunciado de acordo com o tipo de sentido que a ele será dado. Quando o interlocutor expressa um sentido literal, objetivo, preciso, nos referimos a denotação. Quando o interlocutor utiliza-se da linguagem figurada, falando de forma poética e metafórica nos referimos então a conotação.

O significado de linguagem figurada está na categoria Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | linguagem figurada | Siglas Maori