Significado de Oportunidade


O que é Oportunidade



Oportunidade vem do latim opportunitate e é um substantivo feminino. O seu significado designa uma ocasião onde algo é favorável, uma conveniência, ensejo, chance, um momento oportuno, um momento de sorte.

Outro termo do latim que está na raiz do significado atual de oportunidade é opportunus, que tem como significado desejável, adequado, propício, favorável. A palavra tem relação com a expressão latina ob portus, termo que significa “para o porto”. Expressão corrente na linguagem náutica antiga e representava a ideia que o barco estava livre para atracar no porto, que havia a oportunidade para tanto.

Uma oportunidade é um momento favorável, uma conjuntura ou contexto, que facilita algo pra alguém ou lhe traz uma chance de mudar alguma coisa de forma significativa e benéfica para si mesmo.

No geral as pessoas estão sempre em busca de oportunidades para melhorar sua vida, contudo, algumas sabem reconhecer e aproveitar essas oportunidades, outras não têm a mesma habilidade. Muitas vezes as oportunidades surgem nos piores momentos, quando tudo parece não ter solução. Pessoas de visão reconhecem isso, enquanto a grande maioria, só consegue ver o lado ruim do problema.

No mandarim, o idioma chinês, a palavra crise é formada pelo caractere que significa perigo e por aquele que significa oportunidade. Essa relação é muito lembrada em palestras e workshops na área empresarial, como um exemplo que ensina as pessoas que a oportunidade se encontra nos momentos difíceis, nos momentos de crise.

Pessoas ricas e bem sucedidas nos negócios, geralmente, apresentam uma grande habilidade de reconhecer e aproveitar oportunidades.

Custo de Oportunidade

Na economia existe um conceito conhecido como custo de oportunidade. O custo de oportunidade tem como base a ideia que toda escolha tem um custo. Assim toda vez que se toma uma decisão, opta-se por uma oportunidade, ao mesmo tempo em que se renuncia a outra, e isso é o custo de oportunidade.

Por exemplo, imaginamos que uma empresa de calçados costuma fazer entregas utilizando-se de caminhões alugados. Depois de 5 anos no mercado acumula o capital necessário para comprar um caminhão e realizar de forma autônoma a entrega de seus produtos. Contudo, esse mesmo capital acumulado pode também ser investido em novas máquinas para produzir mais sapatos. Então, a empresa tem que decidir. E se decidindo em comprar os caminhões, temos que o custo de oportunidade são as máquinas que ela deixou de comprar e os lucros que o aumento da produção traria para a empresa.

Entretanto, o custo de oportunidade não está somente ligado ao mundo empresarial ele também pode ser observado no cotidiano de uma pessoa comum. Se você decide ir ao teatro ao invés do cinema, o filme que você deixa de ver é o custo de oportunidade.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Oportunidade | Siglas Poesia