Significado de Pertinente


O que é Pertinente



Pertinente é um adjetivo com dois gêneros e seu significado é o de pertencente, importante, oportuno, apropriado, relevante entre outros como mostraremos a seguir.

Pertinente pode ser empregado para designar um fato que se deu a propósito de um outro, um fato que tem ligação a outro, que diz lhe diz respeito a esse.  Podemos citar como exemplo uma medida tomada pelo governo para acabar com o desemprego. Podemos dizer de outra forma que o governo tomou medidas pertinentes ao problema do desemprego.

O termo pertinente também é usualmente utilizado como sinônimo de algo relevante ou de alguma coisa importante. Como exemplo podemos citar o técnico de futebol que faz uma alteração importante no time que o leva a vitória. Podemos dizer que o técnico fez uma alteração pertinente para a vitória do time.

Algo que é relativo ou pertencente a alguma coisa, também pode ser um sentido empregado como um dos significados de pertinente. Como exemplo podemos dizer  que o samba é algo que pertence a cultura do povo brasileiro, ou, em outras palavras, o samba é pertinente a cultura do povo brasileiro.

Impertinente é o antônimo de pertinente, podendo ser também usado como um adjetivo que qualifica a indivíduos. Assim uma pessoa impertinente seria uma pessoa que não é bem-vinda, inconveniente, chata, atrevida e etc.

Pertinente ainda pode aparecer como sinônimo de próprio, atinente, apropositado, saliente, apropriado, adequado. Seguem alguns exemplos.

Ter uma intuição forte é algo pertinente às mulheres, ou seja, algo próprio das mulheres; Alguns tipos de roupa não são pertinentes para serem usados em uma missa, ou seja, alguns tipos de roupa não são adequados à missa; Para uma viagem de muitos quilômetros é pertinente que o tanque esteja cheio, ou seja, para uma viagem longa é apropriado que o tanque esteja cheio. 

O significado de Pertinente está na categoria Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Pertinente | Siglas Poesia