Significado de Proativo


O que é Proativo



Proativo é aquele tipo de pessoa que se antecipa aos problemas, trabalhando em função de evitar que estes ocorram. Uma pessoa proativa tem iniciativa, assume responsabilidades e constantemente surpreende aos demais com sua capacidade de encontrar várias formas de executar uma ação, solucionar problemas e prevenir prejuízos.

Proativo é um termo muito utilizado no meio empresarial e descreve uma característica muito apreciada e procurada em colaboradores e empreendedores de uma forma geral. A qualidade de uma pessoa proativa é chamada de proatividade.

Uma pessoa proativa está sempre em busca de conhecimentos sobre sua área de atuação, observa a forma que seus colegas trabalham e procura aprender ao máximo com eles. E essa constante busca de aprendizagem é uma das grandes características que permitem ao proativo agir antecipando-se as necessidades, ou seja, o proativo além de se antecipar aos problemas se antecipa no conhecimento, se adiantando em tudo o que precisa saber.

Assim, o proativo está sempre analisando suas responsabilidades e atividades de forma crítica, sempre se perguntando em que pode melhorar, onde pode ser mais eficiente, fazendo experiências em busca das melhores soluções para cada questão. De forma que este tipo de profissional consegue avaliar os processos e procedimentos no momento em que são executados.

O proativo tem uma mentalidade diferenciada, encara os problemas de uma forma que destoa dos demais, enxergando-os como desafios estimulantes que agregarão ao seu aperfeiçoamento e como oportunidades para exercer sua criatividade contribuindo tanto com o futuro da empresa como com o seu.

Esse tipo de profissional é um pragmático por excelência, uma pessoa prática que sempre que pode antecipa as tarefas menos importantes e que fazem parte da praxe do dia-a-dia, para que estas nunca sejam um empecilho na hora de resolver as questões mais importantes. Elegendo sempre com senso crítico as tarefas que tem que ser tratadas como prioridade e quais podem ser deixadas para um segundo momento, descartando o que é supérfluo.

Proativo e Reativo

Reativo está ligado a reação, é aquilo que provoca uma reação. Contudo, reativo é também muitas vezes colocado como antônimo de proativo, sobretudo no meio corporativo.

Enquanto o indivíduo proativo se antecipa aos problemas e é cheio de disposição e iniciativa para trabalhar de forma a preveni-los, uma pessoa com caráter reativo, reage a partir da constatação do problema, age depois desse aparecer, nunca antes.

Um colaborador reativo é aquele que espera que alguém lhe diga o que tem que fazer e que se contenta em cumprir com sua rotina diária, e só quando o problema aparece ou algo inesperado surge é que ele começa a pensar no que fazer a respeito.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Proativo | Siglas Romantismo