Significado de Sobretudo


O que é Sobretudo



A palavra sobretudo admite mais de um significado na língua portuguesa, e dependendo de seu uso, pode se encaixar em diferentes classes de palavras.

Sobretudo – substantivo

            Sobretudo assume o papel de substantivo masculino comum quando significa casacão. É uma peça de vestuário pouco comum na vida do brasileiro, pois é mais adequada para climas frios. Recebe o nome de sobretudo justamente por cobrir grande parte do corpo e ser usado sobre de toda a roupa, protegendo do frio intenso.

Sobretudo – advérbio

            Advérbios são as palavras que denotam circunstâncias; os advérbios aparecem junto aos verbos ou aos adjetivos e têm a função de modificar-lhes o sentido.

            A palavra sobretudo é utilizada com a mesma função de um advérbio, porém, no estudo da gramática, sobretudo aparece sob a classificação de palavra denotativa, que se assemelha a um advérbio, mas não o é.

            Sobretudo aparece para realçar uma informação, como por exemplo, no período: “O Brasil não é um país pobre, sobretudo quando no que se refere a riquezas naturais”.

Quando aparece como palavra denotativa, sobretudo é invariável.

Alguns dos sinônimos de sobretudo são:

-acima de tudo;

-principalmente;

-especialmente.


Sobretudo ou sobre tudo?

            É bastante comum haver confusão entre os usos de sobretudo e sobre tudo, da mesma forma que a diferença entre senão e se não ou por que e por que gera dúvidas.

            Sobretudo aparece quando se quer se referir à peça de roupa (substantivo) ou quando é usado como palavra denotativa (com a mesma função de um advérbio de realce) e significa acima de tudo. Já a expressão sobre tudo significa a respeito de tudo, como por exemplo em: “a universidade é o lugar onde se aprende sobre tudo”.

O significado de sobretudo está na categoria Língua Portuguesa

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | sobretudo | Uhull Umbanda