Significado de Data Mining


O que é Data Mining



Data mining é um processo utilizado pelas empresas para transformar dados brutos em informações úteis. O termo é muito utilizado na informática e vem do idioma inglês, que traduzido para o português significa mineração de dados.

Geralmente, data mining, às vezes chamada de dados ou de descoberta de conhecimento, é o processo de análise de dados de diferentes perspectivas e o resumo deles em informação útil. Informação que pode ser usada para aumentar os rendimentos, reduzir os custos ou ambos.

Ao usar o software para procurar padrões em grandes quantidades de dados, as empresas podem aprender mais sobre seus clientes e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, bem como aumentar as vendas e diminuir os custos.

O software de data mining é um, de uma série de ferramentas analíticas que agrega e analisa dados. Ele permite aos usuários analisar dados de diversas dimensões e ângulos diferentes, categorizá-los e resumir as relações identificadas.

Tecnicamente, o data mining é o processo de encontrar correlações ou padrões, entre dezenas de campos em grandes bancos de dados relacionais.

Porém, para o processo dar certo, o data mining dependerá da coleta eficaz dos dados e armazenagem, bem como do processamento do computador.

Exemplos reais de Data Mining

Os supermercados são usuários conhecidos de técnicas de data mining. Muitos deles oferecem cartões fidelidade gratuitos para os clientes, os quais lhes dão acesso a preços reduzidos, que não estão disponíveis para não clientes.

Esses cartões tornam mais fácil para as lojas rastrearem quem está comprando o quê, quando estão comprando e a que preço.

As lojas podem então utilizar esses dados, depois de analisá-los, para vários fins, tais como: oferecer descontos direcionados aos hábitos de compras dos clientes, para decidir quando colocar os itens à venda e quando vendê-los pelo preço integral.

Outro exemplo hipotético seria:

Uma cadeia de supermercados que utiliza a capacidade do software data mining para analisar padrões de compras locais. E através disso descobrir que quando os homens compram fraldas as quintas-feiras e sábados, por exemplo, eles também tendem a comprar cerveja.

Outras análises mostram que esses compradores tipicamente fazem suas compras semanais aos sábados e que as quintas-feiras compram apenas alguns itens. Então através disso, o varejista pode concluir que esses clientes compram a cerveja para o próximo fim de semana.

A cadeia de supermercados pode usar esta informação de várias maneiras, a fim de aumentar suas vendas. Como por exemplo, mudando o local de exposição da cerveja para perto do local das fraldas.

Dessa forma, poderiam contar certamente com a venda das fraldas pelo preço sem descontos as quintas-feiras.

Dados

Dados são quaisquer fatos, números ou textos que podem ser processados por um computador. Atualmente, as organizações acumulam uma vasta e crescente quantidade de dados em diferentes formatos e bases de dados diferentes. Isso inclui:

  • Dados operacionais ou transacionais, como: vendas, custos, inventários, folha de pagamento e contabilidade;
  • Dados não operacionais, tais como: vendas da indústria, dados de previsão e macro dados econômicos;
  • Dados de meta: dados sobre os dados em si, como o design de banco de dados lógico ou definições de dicionário de dados.

Os padrões, associações, ou relações entre todos esses dados podem fornecer informações. Por exemplo, a análise de dados sobre ponto de venda e transações de venda pode render informações sobre quando e quais os produtos estão sendo vendidos.

As informações podem ser convertidas em conhecimento sobre os padrões históricos e tendências futuras. Por exemplo, informações resumidas sobre as vendas no varejo de supermercados podem ser analisadas à luz dos esforços promocionais para fornecer o conhecimento do comportamento de compra do consumidor.

Assim, um fabricante ou revendedor pode determinar quais itens são mais suscetíveis a esforços promocionais.

 

Armazenagem de Dados

Avanços drásticos na captura de dados, poder de processamento, transmissão e capacidades de armazenamento, estão permitindo que as organizações integrem suas diversas bases de dados em “armazéns de dados”.

O armazenamento de dados é definido como um processo de gestão centralizada de dados e recuperação.

Armazenamento de dados, como data mining, é um termo relativamente novo, embora o conceito exista há anos. O armazenamento de dados representa uma visão ideal de manter um repositório central de todos os dados organizacionais.

A centralização de dados é necessária para maximizar o acesso de usuários e análise. Impressionantes avanços tecnológicos estão tornando esta visão em realidade para muitas empresas.

Além disso, dramáticos avanços em software de análise de dados estão permitindo aos usuários acessarem esses dados livremente. O software de análise de dados é o que suporta o data mining.

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