Significado de GSM


O que é GSM



GSM é uma sigla de origem inglesa.

O significado de GSM, em inglês, é Global System for Mobile Communications, que traduzindo para o português, significa Sistema Global para Comunicações Móveis.

O GSM é uma tecnologia para aparelhos telefônicos móveis, como também é a tecnologia mais popular entre todos os aparelhos no mundo.

O GSM é um padrão internacional, e a vantagem dele está totalmente direcionada a esse ponto. Em alguns países, o único serviço disponível será o GSM, ou seja, o aparelho funcionará em outros lugares, a partir de um contrato de cobertura.

Trocas de aparelhos (para outros modelos GSM) podem ser realizadas com facilidade, pois retém os números de telefones pela utilização de chips independentes, os chamados cartões SIM. Os cartões SIM ainda armazenam dados, como, por exemplo, a agenda de contatos para rapidamente importar para o novo aparelho.

As chamadas no GSM são designadas em um determinado período de tempo dentro da frequência (900 MHz a 1800 MHz), onde a transmissão é criptografada completamente, o que mantém segurança no processo, dificultando fraudes.

 

Concorrência do GSM

O GSM tem como concorrente a rede CDMA. Nesse caso, uma desvantagem do ponto de vista do GSM é estar baseado na rede TDMA, enquanto que a rede CDMA é mais avançada.

Outra desvantagem é sua capacidade para chamadas que é mais limitada que no CDMA, permitindo até dez em um mesmo canal relacionado à distribuição de códigos únicos.

Mas apesar disso, a performance dos celulares é bastante semelhante.

A vantagem do GSM é sua capacidade de manter a compatibilidade com os telefones GSM originais.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | GSM | Siglas Happy Hour