Significado de Browser


O que é Browser



Browser, também conhecido como web browser, é um programa especialmente desenvolvido para habilitar a navegação pela web, processando as linguagens utilizadas na informática, como ASP, PHP, HTML, CSS. As linguagens, hospedadas nos servidores de internet, ficam disponíveis para serem acessadas e transformadas em linguagem comum e imagens, que podem assim ficar acessíveis ao internauta.

O termo em português para o browser é navegador, provindo da linguagem utilizada em internet para as pesquisas e procuras entre os milhões de sites existentes. No inglês, browser tem o significado de procurar, de olhar casualmente para algo, e isso o tornou como sinônimo do programa que torna possível procurar pela internet aquilo que nos interessa.

Responsável pela interação entre os terminais e os servidores, o browser processa os dados recebido e cria as respostas de maneira inteligível. Nos moldes atuais, possuem plugins que podem ser instalados como complemento, ativando funcionalidades que proporcionam acesso a outros tipos de conteúdos e aplicativos.

Desde sua implantação o browser vem evoluindo e conseguindo inovar suas técnicas. Se antes só apresentavam textos na tela, hoje suas performance permite a interação com direta entre os usuários e os servidores. Os primeiros, como o World Wide Web, foi o que deslanchou o protocolo WWW, até hoje utilizado pelos sites. Criado em 1990, não teve a primazia do mercado por muito tempo.

Logo em seguida surgiu o Internet Explorer, em 1995, criado pela Microsoft e que ficou hegemônico, sendo líder no mundo todo até 2003, quando foi lançado o Safari, pela Apple, dividindo com ele a preferência dos internautas. Em 2004 surgiu o Mozzila Firefox, que também foi atraindo os internautas, por ser mais rápido na montagem das páginas. O imbatível, no entanto, foi disponibilizado pela Google: o Google Chrome, lançado em 2004, é o que tem hoje a preferência dos internautas.

Um bom browser precisa ter algumas funcionalidades para dinamizar a interação do internauta com o servidor, e entre elas podemos destacar:

  • Bloqueio de anúncios;
  • Preenchimento automático dos dados de formulários e de endereços (URL);
  • Barra de favoritos, para facilitar o acesso aos sites mais frequentados;
  • Suporte a CSS, a cookies e a ActiveX;
  • Cache de conteúdo;
  • Certificados digitais e gerenciamento de downloads;
  • Integração com outras aplicações web;
  • Histórico dos sites visitados

Além dessas, um bom browser também possibilita a formatação das preferências dos usuários, dinamizando a convivência com a internet.

O termo browser também pode ser aplicado a “browser game”, jogos que podem ser jogados online através do próprio navegador.

O significado de Browser está na categoria Tecnologia

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Browser | Siglas Budismo