Significado de Data Warehouse


O que é Data Warehouse



Data warehouse ou armazém de dados em português, ou ainda depósito de dados, é uma arquitetura que tem por objetivo armazenar informações que estão organizadas nos sistemas informatizados de uma empresa ou entidade, organizando relatórios através dos históricos, que facilitam a tomada de decisões futuras com base nos dados apresentados.

Significado de data warehouse

O conceito de data warehouse em português é armazém de dados, e tem por objetivo manter um histórico das informações recolhidas dos sistemas internos e externos de uma empresa.  O data warehouse não cria informações, mas apenas as recolhe, organiza e  cria padrões, corrigindo erros e restaurando os dados, facilitando assim o controle e tornando mais flexível as etapas de um determinado processo. Ao final do processamento, são criados relatórios com todos os dados organizados, que servem para análise das diversas áreas da empresa.

Data warehouse e data mart

O significado de data mart pode ser entendido como subdivisões do sistema data warehouse, ou seja, cada parte das informações colhidas pela ferramenta, independente do assunto. Estas partes podem ser vendas, controladoria, almoxarifado, dentre outros.

Estas informações geralmente pertencem e serão analisadas por um setor específico da empresa, pelo fato de serem direcionadas a apenas uma linha de negócios.

Data warehouse e business intelligence

Business intelligence é o nome do método de análise de informações recolhidas dos sistemas de informação das empresas. Em português, o significado de business intelligence é inteligência empresarial, e seu principal objetivo, é ajudar estas empresas a tomarem a melhor decisão com base nos dados coletados.

O objeto de trabalho do business intelligence em sua maioria, são as informações recolhidas pelo data warehouse, porém, nem todas os dados colhidos pelo data warehouse são utilizados pelo business intelligence, uma vez que nem sempre se faz necessário realizar um data warehouse para se aplicar o método.

Vantagens e desvantagens do data warehouse

Existem muitas vantagens em se usar o data warehouse. Rapidez, simplicidade, qualidade dos dados, acesso rápido, análise específica de uma área, facilitando a tomada de decisões, segurança, organização do fluxo de informações e infraestrutura computacional são algumas delas. De igual modo existem algumas desvantagens como o alto custo operacional, a rapidez com que todos os dados colhidos ficam ultrapassados, tempo de desenvolvimento e complexidade.

OLAP

É a ferramenta mais utilizada para analisar e apresentar as informações colhidas pelo data warehouse. O OLAP é capaz de analisar uma grande quantidade de dados sob diferentes perspectivas. É uma ferramenta multifuncional, pois pode ser usada por qualquer gestor, de qualquer área, facilitando assim, a tomada de decisões. As funções que mais utilizam o OLAP são a área financeira (fluxo de caixa, orçamentos, contas, análises...), a área de marketing (volume de mercado, análise de mercado, análise de concorrência...), vendas (previsões, clientela, lucros...), recursos humanos (projeção de salários, análise de benefícios...) e manufatura (estoque, lista de fornecedores, planejamento de demandas, custo de matéria-prima...). OLAP significa online analytical processing, e está subdividido em cinco ferramentas: ROLAP, MOLAP, HOLAP, DOLAP, E WOLAP. É bastante flexível e oferece vários recursos, como por exemplo o processo Drill, onde o usuário pode optar por obter dados menos ou mais detalhados, além do recurso slice and dice, que reorganiza os dados, criando diferentes versões para que possam ser analisados sob diferentes perspectivas.

O significado de Data Warehouse está na categoria Tecnologia

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Data Warehouse | Siglas Dia da Consciência Negra