Significado de SQL


O que é SQL



SQL é uma sigla importada do inglês, que significa Structured Query Language. Traduzindo, SQL quer dizer algo como Linguagem Estruturada de Consultas.

O sistema SQL foi criado na década de 70 pela empresa IBM em San José, dentro do projeto System R. SQL foi criado tendo como base diversos conceitos da álgebra relacional.

Com o passar do tempo e a popularização da linguagem, outras empresas adotaram a linguagem SQL e fizeram customizações nela, o que gerou problemas, pois o sistema já não era mais padrão universal, passaram a existir diversos tipos de SQL.

 Então, em 1986, a American National Standards Institute, em português, Instituto Nacional Americano de Padrões, sigla ANSI, adaptou a linguagem SQL criando de uma vez por todas uma linguagem de programação padrão e universal. Por isso, é comum encontrar linguagem SQL padrão ANSI.

SQL significado

SQL é a linguagem de programação padrão utilizada em bancos de dados. A linguagem SQL é padrão universal e todos os SGBDRs (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais) oferecem uma interface para o usuário trabalhar com a linguagem de programação SQL.

            É essencial que desenvolvedores de software saibam o que é SQL e como usá-la para que possam efetuar consultas em bancos de dados.

            Embora a SQL seja uma linguagem padronizada pela ANSI, é possível encontrar dialetos: as empresas utilizam a SQL padrão e fazem pequenas customizações nela, sem alterar a linguagem.

Para entender a questão dos dialetos é possível fazer uma comparação com a língua portuguesa: no Brasil, todos falam a mesma língua, o português, porém, há peculiaridades no português falado no Nordeste que faz com que ele não seja idêntico ao falado no Sudeste. Mesmo com a diferença existente entre os dialetos, a língua falada é a mesma e não atrapalha a comunicação.

O significado de SQL está na categoria Tecnologia

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | SQL | Uhull Umbanda