Significado de Streaming


O que é Streaming



Streaming é  tecnologia de transmissão ao vivo de dados através da internet.

            Em português do Brasil, usa-se também a expressão fluxo de mídia para designar streaming.

            Informações distribuídas em rede através da tecnologia streaming não ficam armazenadas no computador do usuário; esta é uma das vantagens do streaming: esses dados recebidos não ocuparão espaço de disco no HD.

Tecnologia streaming

            Os conteúdos, normalmente multimídia, são transmitidos ao vivo para o usuário, que pode acessá-los a qualquer momento (é um serviço on demand), bastando apenas que haja uma conexão com a internet.

            A mídia transmitida pelo streaming (também chamada de stream) é reproduzida conforme a informação digital chega ao usuário. A qualidade da reprodução depende da banda de internet, da qualidade da conexão. Caso a conexão não atinja um patamar mínimo exigido, o conteúdo será reproduzido com algumas interrupções.

            Os arquivos originais ficam armazenados em servidores conectados à internet de alta velocidade, que é capaz de transmiti-los para o mundo todo.

            O streaming utiliza a tecnologia do cloud computing.

Vantagens do streaming

            Uma das maiores vantagens do advento da tecnologia streaming é a possibilidade de distribuição de conteúdos protegidos por direitos autorais sem que se firam tais direitos. Como não há download dos arquivos, o serviço de streaming se assemelha às transmissões feitas através da televisão.

            Os serviços de streaming costumam ser baratos e, como têm a vantagem da liberdade de acesso a qualquer momento, têm crescido muito.

Live Streaming

            Além dos conteúdos como filmes, séries de TV, documentários, músicas e outros, que englobam a transmissão e reprodução automática de arquivos armazenados em servidores, existe também o live streaming, que se baseia na mesma tecnologia, porém, é voltado para eventos que estejam acontecendo no exato momento da transmissão. É possível até que o usuário interaja com o evento que assiste.

Netflix

            Um dos maiores exemplos de serviço de streaming é o Netflix. Pagando um preço baixo, o consumidor tem acesso a todo o acervo disponibilizado pela empresa a qualquer momento, quantas vezes quiser, sem intervalos comerciais. Essas vantagens atraem cada vez mais os clientes das TVs por assinatura.

Streaming – bodas

            Comemorações de bodas estão entre os eventos em que o uso do streaming vem crescendo muito. Já há diversas empresas ao redor do mundo que oferecem o serviço de transmissão ao vivo de festas, como as bodas, e eventos corporativos.

O significado de Streaming está na categoria Tecnologia

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Streaming | Uhull Umbanda