Significado de URL


O que é URL



URL é a abreviatura de Uniform Resource Locator, ou Localizador Padrão de Recursos em português, designando o endereço de um recurso disponível em uma rede, ou seja, é o endereço virtual de um arquivo, uma impressora ou outro acessório disponíveis numa rede, seja esta  corporativa (intranet) ou a internet.

O URL completo contém uma estrutura bem definida, para que o usuário encontre o que procura, podendo ser o link (ou endereço) de um site ou uma página. É composto por um protocolo HTTP (protocolo de comunicação na internet) ou um FTP (protocolo de transferência de arquivos da internet), trabalhando com o protocolo HTML.

O URL completo tem, geralmente, uma estrutura definida conforme o exemplo mostrado: esquema://domínio:porta/caminho/recurso?querystring#frangento. Esse formato é definido pela norma RFC 1738 (Request for Comments, ou Requisição de Comentários), que é um documento descritivo dos padrões de componentes que fazem parte de qualquer rede, seja internet ou intranet.

Encurtador de URL

O crescimento da internet trouxe também a desvantagem de links muito extensos. Criou-se, então, o URL shortener, ou encurtador de URL, que compacta os links mais extensos, já que se torna um problema compartilhar links muito grandes.

Atualmente, os mais populares encurtadores de URL são o Bit Iy, Migre.me, TinyURL, Notlong e o Is gd.

O significado de URL está na categoria Tecnologia, Siglas

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | URL | Usucapião Wise up